Qual é o significado da Páscoa? Confira 3 livros que respondem à pergunta!

A Páscoa é conhecida pelo feriado, pelos ovos de chocolate e pelas reuniões familiares, mas a festividade não se restringe a isso. A data é, para muitos, um momento de renovação, de despertar espiritual e de contemplação.

Por isso, separamos algumas obras bastante interessantes que trazem o significado da páscoa no âmbito religioso, espiritual e histórico. Confira!

Preparando-se para a Páscoa, de C.S. Lewis | Thomas Nelson Brasil

Uma coletânea dos melhores trabalhos clássicos do autor best-seller C. S. Lewis para contemplar o “grande milagre” da ressurreição de Jesus. Preparando-se para a Páscoa é um guia único – conciso e útil – para os fiéis de todas as tradições cristãs a fim de ajudá-los a aprofundar o conhecimento e a consideração sobre esta época sagrada: um momento de reflexão enquanto consideramos o sacrifício de Jesus e sua jubilosa ressurreição dos mortos. Com curadoria cuidadosa, cada seleção em Preparando-se para a Páscoa baseia-se em um tema importante dos escritos de Lewis sobre a vida cristã, além de outros que consideram a importância de ter uma fé que confia e descansa no que aconteceu na cruz.

Esperança em tempos de medo: A ressurreição e o significado da Páscoa, de Timothy Keller | Vida Nova

Os tempos são difíceis. doença, morte, pandemia, injustiça e colapso social puseram fim à ideia de um futuro radiante e melhor para todos. o que fazer para sobrevivermos juntos a este momento? Esperança. Os relatos da ressurreição de Jesus nos Evangelhos são a chave para a esperança de que todos precisamos para enfrentar o desespero da vida cotidiana. Esperança em tempos de medo analisa o sentido transformador da ressurreição de Jesus. A Páscoa lembra ao mundo que Jesus ressuscitou fisicamente dos mortos e que podemos nascer de novo e ressuscitar espiritualmente. Isso porque a ressurreição de Cristo traz agora, para a nossa vida, o poder futuro de Deus que um dia haverá de curar e renovar o mundo inteiro. A esperança do cristão é real e inabalável. Não se trata de uma expectativa ingênua e utópica do paraíso hoje, mas de uma esperança para a vida e a sociedade da qual podemos participar na plenitude do paraíso por vir. A ressurreição pode mudar todos os aspectos da nossa vida emocional, nossos relacionamentos, nossa busca de justiça e nossas atitudes em relação à história e à própria morte.

O mistério da Páscoa: Na história, na liturgia, na vida, de Raniero Cantamessa | Editora Santuário

Nessa obra, o frei Raniero Cantalamessa, pregador de retiros da Casa Pontifícia, apresenta com profundidade uma reflexão sobre a ideia de Páscoa desde o Êxodo até os Santos Padres da Igreja. O autor ajuda-nos a descobrir o mistério da Páscoa presente na história e em nossa vida pessoal. O conteúdo ou o evento que a Páscoa comemora é, pois, a passagem salvífica de Deus: Páscoa, porque Deus passou! Essa é uma explicação da Páscoa que pode ser definida teológica ou teocêntrica porquanto nela o protagonista é Deus; o aceno está todo na iniciativa divina, isto é, na causa, mais que no efeito, da salvação.

Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.

Dia das crianças: dicas de livros com literatura infantil

Livros-reportagem: a narrativa envolvente de fatos reais

5 escritoras brasileiras que são verdadeiros ícones da literatura!

Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.

Deixe uma resposta