Que atire a primeira pedra o leitor que nunca ficou imerso por horas em uma biblioteca. Para nós, esse ambiente tem um toque mágico, cada livro é um portal para um novo mundo repleto de sentimentos e aventuras inéditas. Sendo assim, decidimos trazer nesse Dia Nacional da Biblioteca — 09 de abril — uma coleção de obras que têm como cenário bibliotecas incríveis.
As histórias vão desde fantasias até à não ficção, afinal, o poder dos livros e do amor pela leitura vão muito além de um gênero literário. Confira a seleção abaixo.
A Biblioteca da Meia-Noite, de Matt Haig | Bertrand
Sinopse: A Biblioteca da Meia-Noite é um romance incrível que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo. Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido. Neste lugar entre a vida e a morte, e graças à ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a Austrália, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olímpica… enfim, as opções são infinitas. Mas será que alguma dessas outras vidas é realmente melhor do que a que ela já tem? Em A Biblioteca da Meia-Noite, Nora Seed se vê exatamente na situação pela qual todos gostaríamos de poder passar: voltar no tempo e desfazer algo de que nos arrependemos. Diante dessa possibilidade, Nora faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.
A biblioteca, de Lima Barreto | Editora Itapuca
Sinopse: No conto A biblioteca, Lima Barreto traz a história de Fausto Carregal, o homem que herdou uma linda biblioteca com livros do pai e do avô, e queria muito que um dos filhos se interessasse por ela.
Um corpo na biblioteca, de Agatha Christie | L&PM Pocket
Sinopse: Não era sonho. Na verdade, mais parecia um pesadelo: o corpo de uma bela e desconhecida jovem jazia na biblioteca da família Bantry. Com o caos instaurado em sua casa, Dolly Bantry só conseguia pensar em uma pessoa para lhe ajudar: Miss Marple. Conhecida por desvendar os mais curiosos acontecimentos na pacata St. Mary Mead, a adorável velhinha percebe desde o início que há alguma coisa errada naquela biblioteca. Durante anos Agatha Christie planejou escrever um livro sobre um crime em uma biblioteca, até que, de férias no litoral inglês, encontrou a inspiração que faltava. Um corpo na biblioteca – publicado em 1942 –, é considerado por fãs e especialistas um dos melhores mistérios de Miss Marple.
A biblioteca de Paris, de Janet Skeslien Charles | Record
Sinopse: Baseada em uma história real, A biblioteca de Paris é uma obra inesquecível e cativante, que celebra o poder das bibliotecas e mostra como os livros podem mudar a vida das pessoas. Paris, França, 1939. A jovem Odile Souchet tem tudo: um bonito namorado policial e o emprego dos sonhos na Biblioteca Americana em Paris. No entanto, quando a Segunda Guerra Mundial estoura e os nazistas marcham sobre a cidade, Odile corre o risco de perder tudo o que é importante para ela, incluindo sua querida biblioteca — afinal de contas, é sabido que os nazistas consideram que os livros contêm palavras proibidas e que as ideias devem ser destruídas. Odile não pode permitir que isso aconteça. Com seus colegas de trabalho, ela se junta à Resistência com as melhores armas que possuem: os livros. E colocam a instituição à disposição dos judeus, que, expulsos de suas casas, se sentem seguros entre eles. Porém, quando a guerra termina, em vez da liberdade, Odile sente o gosto amargo de uma indescritível traição. Montana, Estados Unidos, 1983. Lily é uma adolescente solitária em busca de aventura. Sua velha vizinha solitária atrai sua atenção. Conforme Lily vai conhecendo mais sobre o passado misterioso da vizinha, descobre que elas compartilham o amor por diferentes idiomas, os mesmos anseios e o mesmo ciúme intenso, sem suspeitar que um obscuro segredo do passado liga as duas. Baseada na verdadeira saga dos heroicos bibliotecários da Biblioteca Americana em Paris durante a Segunda Guerra Mundial, esta é uma inesquecível história de amor, amizade, família e sobre o poder da literatura em nos unir. Quem gostou de Mulheres sem nome, A menina que roubava livros e A livraria mágica de Paris vai adorar este livro.
A verdadeira história da bibliotecária de Auschwitz*, de Dita Kraus | Globo Livros
Sinopse: A emocionante e verdadeira história da Bibliotecária de Auschwitz Pouco do que foi mostrado na obra de ficção sobre Dita Kraus condiz com os legítimos acontecimentos de sua vida – que é ainda muito mais extraordinária e comovente do que a fantasia Dita Kraus se tornou famosa em todo o mundo por ter sido a guardiã dos livros levados clandestinamente para Auschwitz por outros judeus. Sua história foi imortalizada por um romance inspirado nos tempos sombrios em que foi prisioneira em campos de concentração, mas a sua vida é muito mais admirável e surpreendente. Com isso, aos noventa anos, Dita decidiu escrever sua história, desde a infância feliz em Praga, passando pelos anos terríveis do nazismo, a forma cruel como foi enviada com sua família para o gueto judaico e depois para os campos de concentração, seu casamento com o também sobrevivente Otto B. Kraus, o encontro de uma nova vida em Israel e como seu amor pelos livros a manteve viva em vários outros momentos difíceis de sua trajetória. Uma exaltação à liberdade em todas as suas formas, esta obra traz um relato impressionante de uma mulher que foi a extremos para defender o conhecimento e as histórias que nos tornam humanos.
*confira se esse livro está disponível no seu plano clicando aqui
A sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón | Suma
Sinopse: O primeiro livro da série O Cemitério dos Livros Esquecidos. Barcelona, 1945. Daniel Sempere acorda na noite de seu aniversário de onze anos e percebe que já não se lembra do rosto da falecida mãe. Para consolá-lo, o pai leva o menino pela primeira vez ao Cemitério dos Livros Esquecidos. É lá que Daniel descobre A sombra do vento, romance escrito por Julián Carax, que logo se torna seu autor favorito, sua obsessão. No entanto, quando começa a buscar outras obras do escritor, Daniel descobre que alguém anda destruindo sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que Carax já publicou, e que o que tem nas mãos pode muito bem ser o último volume sobrevivente. Junto com seu amigo Fermín, Daniel percorre a cidade, adentrando as ruelas e os segredos mais obscuros de Barcelona. Anos se passam e sua investigação inocente se transforma em uma trama de mistério, magia, loucura e assassinato. E o destino de seu autor favorito de repente parece intimamente conectado ao dele.
Tenha sua própria biblioteca no Skeelo!
Todos os livros que você adquire no Skeelo (seja pelo seu plano de benefício, seja pela Loja) ficam reunidos no app junto com os minibooks e audiobooks. Conte com a gente para uma estante cada vez mais recheada de obras incríveis.
Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.
Empreendedorismo feminino: 5 livros para tirar sua ideia do papel
Júlia Lopes de Almeida: a mulher fundadora da ABL
Livros-reportagem: a narrativa envolvente de fatos reais
Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.