A leitura é um método infalível para o desenvolvimento: pode ser encarada como um caminho para o conhecimento, um método para se manter mais informado ou um simples hobbie. Além disso, a leitura auxilia no progresso de habilidades como concentração, raciocínio, memória, compreensão e desenvolvimento da imaginação. E é impossível falar de imaginação sem falar das crianças, certo?
Durante o mês de abril, é celebrado o Dia Internacional e Nacional do Livro Infantil, no dia 2 e no dia 18, respectivamente. Por isso, o Skeelo procura ressaltar a importância de introduzir a leitura na vida das crianças desde cedo.
Benefícios da leitura na infância
De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto do Cérebro, a leitura atua como um dos principais exercícios de estimulação dos neurônios. Isso acontece por causa do esforço que o cérebro faz para compreender as palavras e realizar uma linha de raciocínio, estimulando o aprendizado.
Você sabia que a leitura pode ser estimulada desde a gestação? De acordo com a psicopedagoga Glaucia Piva, em um artigo publicado pela Fundação Abrinq: “Se a mãe já consome leituras ligadas à maternidade, ela já movimenta essa dinâmica. O bebê vai entendendo de alguma forma a importância de se sentar e escolher algo que te dê prazer naquele momento, porque o corpo da mãe vai produzindo todas essas sensações durante a leitura”.
Além disso, a leitura aguça a curiosidade dos pequenos leitores, incentivando-os a buscar soluções para pequenos problemas. Também pode funcionar como uma ampliação de repertório: é por meio dela que elas podem aprender a lidar com situações do dia a dia, como fortalecimento de vínculos afetivos ou entendimento dos próprios sentimentos. Por exemplo, é muito natural que as crianças comecem a sentir medo a partir de determinada idade. Neste caso, ao ler um livro em que um personagem demonstra um sentimento similar, a criança pode se identificar com a situação e, dessa forma, conseguir nomear para os pais essa angústia.
Como estimular a leitura
Já sabemos que os pequenos podem descobrir de tudo no universo dos livros, mas como inserir a leitura na rotina deles?
A primeira dica é incentivar essa intimidade com os livros de acordo com a idade da criança. Livros que estimulam a coordenação motora, como identificadores de formas, cores e texturas são excelentes para começar a criar esse vínculo – principalmente para bebês.
Outra dica é ter um momento específico durante o dia para a leitura, como uma história na hora de dormir. Além disso, busque conversar com a criança sobre o que vocês leram juntos. Pode ser um exercício muito interessante para entender a linha de raciocínio e compreensão da criança.
Dicas de livros infantis disponíveis na Loja Skeelo
0 a 1 ano
Cry Babies (Magic Tears) – Terra das Histórias – Audiobook
Sinopse: Descubra com Cry Babies um mundo cheio de histórias: Storyland. Cada um dos capítulos leva a uma nova hora da história! Ouça as aventuras deste mundo mágico em casa ou onde quiser.
2 a 3 anos
Muito prazer, bebê! – Ziraldo
Sinopse: O Menino Maluquinho sempre foi impossível, desde pequeno. Ele foi um bebê muito esperto e carinhoso e adorava aprender coisas novas. E é contando as histórias do Bebê Maluquinho que o Ziraldo vai ajudar as crianças bem pequenas a aprender tudo sobre as formas, as cores, os números, as roupas, as quatro estações, a família e muito mais. Afinal, aprender brincando é sempre mais divertido. Em Muito prazer, bebê! toda a família vai se divertir com o Bebê Maluquinho.
4 a 6 anos
365 histórias para ler e sonhar – Ciranda Cultural
Sinopse: Um livro que reúne histórias para serem contadas na hora de dormir. Histórias de piratas e princesas, de animais e de crianças, lendas folclóricas e contos clássicos… Vire as páginas para se aventurar em um mundo de imaginação e aventura, onde tudo pode acontecer! Histórias para você se emocionar e se divertir, com uma história para cada dia do ano.
7 a 10 anos
As aventuras de Mike – Gabriel Dearo e Manu Digilio (Disponível em ebook e audiobook)
Sinopse: Sabe aquele garoto popular da escola? Que é descolado se veste bem e faz sucesso com as garotas? Pois é, esse com certeza não é o Mike. Na verdade, o Mike é exatamente o contrário de tudo isso! Ele é desastrado, prefere videogames e salgadinhos no lugar de futebol, e é PÉSSIMO com as garotas. Ao lado do seu fiel amigo Nando (que é o ser humano mais distraído do planeta Terra) vão se aventurar em uma competição de biscoitos em busca de um misterioso prêmio que irá mudar suas vidas para sempre.
10 a 13 anos
Ferreiro do bosque maior – J.R.R. Tolkien
Sinopse: Bosque Maior é uma vila conhecida por suas delícias culinárias e pela tradicional Festividade das Boas Crianças. Celebrada a cada 24 anos, a festa tem como ponto alto o Grande Bolo, o qual é dividido em 24 pedaços para as 24 crianças convidadas. Naquele ano, o bolo carrega em uma de suas fatias uma estrela mágica, passaporte para Feéria, o Reino das Fadas. O premiado é o jovem Ferreirinha, que recebe a oportunidade de conhecer maravilhas e perigos ocultos jamais vistos por olhos mortais.
Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.
Dia Nacional da Biblioteca: livros que se passam em bibliotecas incríveis
Chegou no app: confira as novidades de abril no Skeelo!
5 escritoras brasileiras que são verdadeiros ícones da literatura
Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.