Feliz Dia da Toalha: celebre seu orgulho nerd no Skeelo!

O dia 25 de maio é uma data muito especial para quem é adepto da cultura geek. Popularmente conhecido como Dia da Toalha, a ocasião tem como objetivo celebrar o Dia do Orgulho Nerd.

Durante o mês inteiro, o Skeelo preparou conteúdos incríveis para comemorar a data: nós falamos da estreia do tão aguardado final da trilogia de Guardiões da Galáxia, mundos alternativos para serem explorados, clássicos geeks e, é claro, uma grande promoção com descontos imperdíveis para aumentar sua estante virtual.

Toda data comemorativa traz um contexto: você sabe o motivo pelo qual o dia 25 de maio é conhecido como o Dia da Toalha?

Douglas Adams: O Mochileiro das Galáxias

Se você é conhecedor de cultura nerd, com certeza sabe que a série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, escrita por Douglas Adams, é um grande clássico. Durante a história, o autor faz uma homenagem um tanto peculiar e inesperada para as toalhas, alegando que este é um dos objetos mais úteis na bagagem de um mochileiro do espaço.

“Você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa”.

Infelizmente, Douglas Adams faleceu no dia 11 de maio de 2001, então os fãs decidiram homenageá-lo de alguma forma, já que a obra se tornou um grande símbolo da cultura geek. Então, duas semanas após o falecimento do autor, no dia 25 de maio, os fãs escolheram uma data e um objeto incomum: a toalha. Então, o dia foi nomeado como “Dia do Orgulho Nerd” ou “Dia do Orgulho Geek” ou “Dia da Toalha”.

Além disso, a data se revelou com uma estranha, porém grata, surpresa: no dia 25 de maio de 1977 aconteceu a primeira exibição do filme Star Wars nos cinemas dos Estados Unidos. E foi dessa forma que as comemorações ganharam ainda mais força do que já tinham.

Celebre seu orgulho nerd!

Se você nunca leu O Guia do Mochileiro das Galáxias, o Skeelo preparou uma oportunidade incrível: os seis livros do autor estarão em promoção apenas no dia 25 de maio, basta clicar aqui para comprar.

O Guia do Mochileiro das Galáxias (volume 1 da trilogia de Cinco), de Douglas Adams

O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams | Arqueiro

Sinopse: Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado.
Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.
A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.
Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da “alta cultura” e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos no Blog do Skeelo.

Mês do Orgulho Nerd: mundos alternativos para explorar

Frozen chega ao Skeelo com história narrada por dubladores oficiais da animação

Audiolivros: uma forma de tornar a leitura mais acessível!

Conheça mais e-books e audiobooks no site do Skeelo.

Deixe uma resposta