Sempre que é anunciada a adaptação de um livro, os leitores da obra ficam ansiosos para ver como ela será retratada nas telas. A cada instante, mais obras nacionais são valorizadas e ganham seu momento de brilhar nos cinemas e streamings. Confira a nossa seleção de obras brasileiras que foram adaptadas e que conquistaram o Brasil.
Um ano inesquecível, de Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira, Thalita Rebouças | Gutenberg Editora
Neste livro, você irá acompanhar uma viagem de inverno, um outono decisivo, uma paixão que nasce junto com a primavera e um intenso amor de verão. As autoras nos levam através das quatro estações do ano e de quatro histórias que serão lembradas por uma vida inteira. O livro foi adaptado por meio de quatro filmes diferentes, um para cada estação. Vale a pena conferir!
O auto da compadecida*, de Ariano Suassuna | Nova Fronteira
*Confira também o audiolivro de O auto da compadecida
Peça teatral em forma de Auto em três atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Ambientada no Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Um clássico do cinema brasileiro, que conquistou o coração de muitas famílias brasileiras.
Estação Carandiru*, de Drauzio Varella | Companhia das Letras
*Confira também o audiolivro de de Estação Carandiru
O médico Drauzio Varella relata dez anos de atendimento voluntário de prevenção à AIDS na Casa de Detenção de São Paulo, o maior presídio do Brasil, e mostra como um código penal não escrito organizava o comportamento da população carcerária. O livro inspirou o filme que mostrou o massacre ocorrido dentro do presídio, bem como a rotina dos encarcerados antes disso.
Meu nome não é Johnny, de Guilherme Fiuza | Record
Filho adorado pelos pais e jovem querido pelos amigos, João entrou nos anos 80 buscando liberdade a qualquer preço, e desembarcou nos 90 como barão da cocaína pura na Zona Sul do Rio. O livro que inspirou o filme mostra a viagem de um filho da burguesia à elite do tráfico de drogas.
Lisbela e o prisioneiro, de Osman da Costa Lins | Tusquets
A trama se passa dentro de uma cadeia na em uma cidade do interior de Pernambuco. Nela, a jovem sonhadora Lisbela se apaixona pelo malandro conquistador Leléu, no entanto, o amor dos dois encontra diversos obstáculos e desafios. O livro é escrito em formato de peça e é dividido em três atos. Os diálogos constroem cenas muito cômicas, o que rendeu uma adaptação memorável e que garante boas gargalhadas até hoje.
Vidas secas, de Graciliano Ramos | Record
Vidas secas acompanha a trajetória da família de Fabiano, Sinha Vitória, os dois filhos do casal e a cachorra Baleia na fuga do sertão em busca de oportunidades. O que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro. A obra inspirou a produção cinematográfica a recriar a aspereza e a secura no audiovisual.
Meu pé de laranja lima*, de José Mauro de Vasconcelos | Melhoramentos
*Confira também o audiolivro de Meu pé de laranja lima
O protagonista Zezé tem 6 anos e vive aprontando. As surras que seus familiares lhe aplicam são seu suplício, a ponto de fazê-lo querer desistir da vida. No entanto, o apego ao mundo que criou felizmente sempre fala mais alto. Só não há remédio para a dor e para a perda e Zezé muito cedo descobrirá isso. Com mais de 2 milhões de exemplares vendidos, o clássico da literatura brasileira ganhou adaptações para a televisão, o cinema e o teatro.
Fala sério, mãe, de Thalita Rebouças | Rocco Digital
Fala sério, mãe! é uma história bem-humorada sobre o cotidiano dessas duas personagens desde a gravidez da mãe, Ângela Cristina, até os 23 anos da filha, Malu. Na primeira metade do livro, os textos mostram o ponto de vista da mãe. Mas depois do primeiro beijo, aos 12 anos, é Maria de Lourdes (ou Malu, como ela prefere) quem assume a narrativa. A obra traz assuntos como amor, carinho, compreensão e, claro, muitas, muitas brigas.
Turma da Mônica – Lições, de Cafaggi, Vitor E Cafaggi, Lu | Panini
Sequência direta de Laços, título lançado em 2013, em Lições, Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão precisam encarar as consequências de um erro grave… O oitavo título do selo Graphic MSP, Turma da Mônica – Lições, é o segundo álbum dos irmãos Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi trazendo sua visão da turminha. A continuação da saga da Turma da Mônica é garantia de mais uma história emocionante, tanto na leitura quanto no cinema!
O Skeelo também tem uma curadoria de Adaptações que é atualizada a cada anúncio. Quem sabe sua próxima leitura não está por aqui?
Confira outros livros digitais e audiolivros na Loja do Skeelo.
Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.
Adaptações que amamos e que fizeram sucesso
15 melhores livros de romance para se emocionar
Livros-reportagem: a narrativa envolvente de fatos reais
Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.