Junho é o mês de reivindicar o direito da liberdade de ser quem se é. O mês do orgulho LGBTQIAP+ é o momento ideal para reforçar a necessidade de representatividade, mas é importante lembrar que todo dia é dia de luta e orgulho para pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexo, assexuais, pansexuais e todos os demais membros da comunidade.
A literatura é uma das formas mais especiais de dar protagonismo às minorias. Os livros permitem viagens fantásticas, romances intensos e autoconhecimento na mesma proporção. Assim, os leitores conseguem se conectar, se identificar, e o melhor: encontrar um conforto em meio a processos que nem sempre são fáceis.
Com muito orgulho, o Skeelo trouxe diversas obras com temática LGBTQIAP+, confira a seleção aqui e os títulos destacados abaixo:
Obras com protagonismo LGBTQIAP+
Tudo sobre nós*, de Cris Soares | Editora Valentina
*confira a disponibilidade deste livro no seu plano clicando aqui
Sinopse: Tudo sobre nós é o romance perfeito para os tolos que acreditam que as coisas vão se consertar sozinhas só porque duas pessoas se amam. Este romance de Cris Soares traz os encontros e desencontros na trajetória de Mariana e Victoria, duas melhores amigas de adolescência que se amam, mas têm dificuldade de entender o porquê desse amor tão intenso e arrebatador, e por isso não conseguem aceitar o que sentem uma pela outra. Ambientado em Fortaleza – mas também viajando mundo afora –, a maneira como o livro é construído permite que se deslize num mar de sentimentos tão vívidos e palpáveis que somos convidados a conversar com as personagens, a ponto de acabarmos tragados pelas suas angústias, dúvidas e encruzilhadas. E olha que são muitas! É impossível não sentir identificação e empatia com cada palavra escrita e dita por Mari e Vicky.
O parque das irmãs magníficas*, de Camila Sosa Villada | Tusquets
*Confira o livro físico e o audiolivro
Sinopse: O romance “O parque das irmãs magníficas” é isso tudo: um rito de iniciação, um conto de fadas ou uma história de terror, o retrato de uma identidade de grupo, um manifesto explosivo, uma visita guiada à imaginação da autora. Nestas páginas convergem duas facetas da comunidade trans, facetas que fascinam e repelem sociedades no mundo inteiro: a fúria travesti e a festa que há em ser travesti. Da autora argentina Camila Sosa Villada, um livro de amor e afeto: quando terminamos a última página, queremos que o mundo inteiro o leia também!
Felix para sempre*, de Kacen Callendar | Companhia Editora Nacional
*Confira o livro físico
Sinopse: Felix Love nunca se apaixonou, o que ele considera uma ironia, já que seu sobrenome significa “amor”. Tudo o que ele mais quer é entender o sentimento de se apaixonar, de se dedicar por inteiro a alguém. Ele também gostaria de saber a razão de isso parecer tão fácil para todos, exceto para ele. Embora tenha orgulho de sua identidade, no fundo Felix receia ser marginalizado por ser negro, queer e transgênero, motivo suficiente para afastá-lo de seu “felizes para sempre”. “Felix para sempre” é uma história honesta e cativante sobre identidade, amizades, primeiras paixões e sobre reconhecer o amor que merecemos.
O azul daqui é mais azul, de Robbie Couch | Editora Melhoramentos
Sinopse: Determinado a não deixar que nada arruíne seu último ano no colégio, Sky Baker decide usar a Festa dos Formandos na Praia para convidar seu crush, Ali Rashid, para o baile de formatura… Mas, quando seus planos são vazados por um hacker anônimo em um e-mail repleto de homofobia e racismo que logo se espalha pela cidade, o jovem decide abandonar os estudos, mas é impedido por seus amigos. Com a ajuda deles, os trinta dias até o convite se transformam em uma contagem regressiva na escola para revelar o hacker que expôs Sky. Em meio a tudo isso, Sky também conhecerá um pouco mais sobre o pai, que faleceu quando ele era pequeno e de quem não tem nenhuma lembrança. Uma história sobre o poder da amizade e sobre como a família pode, muitas vezes, não ser de onde viemos, mas sim aqueles que encontramos em nosso caminho e com quem decidimos caminhar lado a lado.
Não foi por acaso*, de Vinícius Grossos | Companhia Editora Nacional
*Confira o livro físico
Sinopse: Apesar de viverem na mesma cidade, Helena, Miguel e Fernando não se conhecem. Eles têm realidades e vivências completamente diferentes. Por uma armadilha do Destino, no entanto, os três ficam presos dentro do elevador de um hospital. Ali, naquela pequena caixa de metal, sem vista para nada e sem terem o que fazer a não ser esperar, acabam colocando para fora medos, traumas, sonhos e verdades, e, de uma forma única e transformadora, revelam seus segredos mais profundos.
Confira outros livros digitais e audiolivros na Loja do Skeelo.
Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.
12 casais literários para se apaixonar!
15 melhores livros de romance para se emocionar
Dia Mundial do Café: qual é a sua companhia literária para um cafézinho?
Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.