7 biografias de astros do rock

Não é novidade para ninguém que o rock é um dos gêneros musicais mais famosos da história. Nascido na virada dos anos 40 para a década de 50, o estilo surgiu como uma mistura de elementos do R&B, country e jazz até ganhar sua identidade própria. 

No dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock e o Skeelo preparou uma coletânea muito especial e com descontos imperdíveis em homenagem a este grande dia. Clique aqui para conferir a seleção completa.

Mas por que 13 de julho? 

A escolha da data foi feita em homenagem ao Live Aid, que ocorreu em 13 de julho de 1985. O evento beneficente tinha o objetivo de reunir grandes nomes da música para arrecadação de dinheiro em busca de ajuda humanitária no combate à fome na Etiópia.

O festival contou com a presença de nomes como David Bowie, Paul McCartney, Bob Dylan, além de shows do U2, Led Zeppelin e uma performance inesquecível da banda Queen.

O festival aconteceu simultaneamente em diversos estádios pelo mundo, mas com destaque no estádio de Wembley, em Londres, e no John F. Kennedy, na Filadélfia (EUA). Além disso, os shows foram transmitidos na televisão, atingindo a marca de 1.5 bilhão de telespectadores.

7 biografias para entrar no clima do Dia do Rock!

Se você é um leitor que ama rock, o Skeelo preparou uma lista de 7 biografias de astros icônicos para curtir o dia. Confira a seguir.

O sol & a lua & os Rolling Stones, de Rich Cohen | Zahar

Sinopse: Rich Cohen embarca na trajetória épica dos Rolling Stones como um jovem repórter que vai para a estrada com a banda nos anos 1990 compartilhando as piadas, a amizade e a convivência difícil. 
Inspirada por um amor que beira a obsessão, a biografia da banda feita pelo premiado jornalista é conduzida pela visão rigorosa de alguém que cresceu na música e para quem os Stones sempre serão a maior banda de rock de todos os tempos. 
A história começa no início: o encontro predestinado de Mick Jagger e Keith Richards em uma plataforma de trem em 1961; e parte daí para as décadas seguintes, com especial atenção ao que Cohen chama de período de ouro – de Beggars Banquet (1968) a Exile on Main Street (1972) –, quando os Stones estiveram no auge de sua força criativa.
O talento de Cohen ilumina os pontos baixos tão bem quanto os altos, mergulhando nos momentos que não apenas definiram os Stones como músicos talentosos formados no blues – e, possivelmente, os compositores mais inovadores de sua geração –, mas também como símbolos inquebrantáveis de muitos aspectos de nossa cultura.

Freddie Mercury: a biografia definitiva, de Lesley-ann Jones | Best Seller

Sinopse: Freddie Mercury dispensa apresentações. Mas o que há por trás desse mito do rock? Como ele era nos bastidores? Como foi sua infância e por que ele a escondeu tão bem? Freddie era uma figura pouco convencional no meio do showbiz. Carente, inseguro, com uma forte personalidade, fã de ópera, mitologia e astrologia, Farrokh Bulsara, também conhecido como Freddie Mercury, é uma figura que merece ser conhecida de perto. Freddie Mercury: A biografia definitiva é uma ótima oportunidade para isso.

The Beatles: a única biografia autorizada, de Hunter Davies | Best Seller

Sinopse: A única biografia autorizada da banda que definiu gerações.
No auge da Beatlemania, Hunter Davies foi o único biógrafo autorizado a acompanhar John, Paul, George e Ringo junto aos amigos, colegas e familiares. Do primeiro contato com a música até a relação com o empresário Brian Epstein, as histórias de infância e adolescência dos integrantes da maior banda de todos os tempos são reveladas, assim como o processo criativo de seus álbuns. 
Ao longo de 18 meses, Davies reuniu um material íntimo e exclusivo — incluindo um sensacional encarte de fotos —, que se tornou referência a outros autores e admiradores. Repleta de detalhes e entrevistas, esta biografia traz também as histórias completas do Fab Four e uma letra de música escrita por George Harrison descoberta recentemente.
O profundo conhecimento de Davies sobre a história do grupo e seu apelo duradouro fazem desta a biografia definitiva dos Beatles, a única produzida com a colaboração e o incentivo dos próprios músicos. The Beatles é uma leitura obrigatória e prazerosa para todos os fãs.

O som da revolução: uma história cultural do rock 1965-1969, de Rodrigo Merheb | Civilização Brasileira

Sinopse: O som da revolução faz um mapeamento histórico sobre o Rock nos anos psicodélicos de 1965 a 1969 abordando os principais embates estéticos e políticos de um dos grandes movimentos culturais contemporâneos. Em meio a um quadro de intensa turbulência social, as aventuras eletrificadas de ícones de várias gerações como Jimi Hendrix, Beatles, Pink Floyd e Bob Dylan se interligam numa narrativa envolvente que compõe um painel extenso e detalhado sobre a trilha sonora da contracultura

Meu apetite por destruição – Sexo, drogas e Guns N’ Roses, de Steven Adler | Edições Ideal

Sinopse: Cinquenta anos, vinte e oito overdoses, três tentativas de suicídio, dois infartos, algumas passagens pela cadeia e o avc que o deixou debilitado… Agora, Steven Adler, o rock star mais autodestrutivo de todos os tempos, está pronto para mostrar sua verdade devastadora e não contada. A autobiografia do baterista original do Guns N’ Roses é um conto repleto de sexo, drogas, excessos, laquê e uma intensa batalha de 20 anos contra o vício. 
O Guns N’ Roses é uma das bandas de rock mais bem-sucedidas do mundo, com aproximadamente 90 milhões de álbuns vendidos. Adler fez parte da formação original, que gravou o clássico álbum de estreia Appetite for Destruction”. O baterista viveu intensamente o estilo de vida de um rock star, com um passado infame de sexo, drogas e rock’n’roll que resultou na sua expulsão da banda. E neste livro, pela primeira vez, Adler conta tudo! 
Em Meu Apetite por destruição ele revela – com sagacidade e franqueza – sua batalha pessoal contra o vício em drogas (20 anos de vício em heroína e crack), incluindo a ruína financeira que ele enfrentou depois de ter sido chutado da banda e os problemas de saúde que quase tiraram sua vida diversas vezes. Agora limpo e sóbrio, Steven faz o ajuste de contas com sua vida e sua época no Guns N’ Roses, durante a ascensão e queda de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.

Gold Dust Woman, de Stephen Davis | Belas-Letras

Sinopse: Stevie Nicks é uma lenda do rock e sua energia e magnetismo despertam cada vez mais interesse. Ela é uma das criaturas mais glamorosas que o rock já conheceu, uma a rara mulher que emana o verdadeiro espírito rock ‘n’ roll e que já inspirou até histórias de ficção como Daisy Jones and The Six, o best-seller da escritora Taylor Jenkins Reid. 
Em Gold Dust Woman, um dos maiores biógrafos de rock do nosso tempo, Stephen Davis, investiga profundamente o trabalho e a vida de Nicks, igualmente sexy e interessantes como o leitor vai descobrir. O autor desenterra novos detalhes em entrevistas íntimas com informações nunca antes divulgados, para apresentar um novo e rico retrato da estrela. Nicks (e Lindsey Buckingham) deram ao Fleetwood Mac a “injeção de adrenalina” que eles precisavam para se tornarem verdadeiras estrelas do rock. 
Gold Dust Woman é vibrante e traz histórias que mostram grandiosidade e as dificuldades de Nicks, trazendo em profundidade detalhes de momentos importantes: ― Como Nicks e Buckingham foram convidados a se juntar ao Fleetwood Mac e como eles transformaram a banda em estrelas. ― Os casos que inspiraram as melhores canções de Nicks. ― Seus relacionamentos com Don Henley e Joe Walsh dos Eagles, e com o próprio Fleetwood. ― Por que Nicks se casou com o viúvo de sua melhor amiga? ― Sua dependência de cocaína, bebida e maconha, mas como foi um vício de uma década em Klonopin que quase a matou. ― A bem-sucedida carreira solo de Nicks que ainda a faz se apresentar em locais como o Madison Square Garden. ― O culto de Nicks e sua extensão para os líderes das paradas, como Taylor Swift e as Dixie Chicks.

Jimi Hendrix: uma sala cheia de espelhos, de Charles R. Cross | Seoman

Sinopse: Esta biografia, escrita pelo autor best-seller e reconhecido jornalista musical Charles R. Cross, traz relatos inéditos sobre a vida e obra do maior guitarrista de todos os tempos. 
Muito já foi escrito sobre ele, contudo, Hendrix é muito mais conhecido pelo seu mito do que por sua verdadeira biografia, por sua infância e pelos bastidores da sua curta e incendiária carreira como músico, o que é corrigido neste livro de forma impecável. 
Baseado em mais de 300 entrevistas, documentos nunca antes revelados e diversas pesquisas, este livro apresenta um profundo e fascinante retrato do gênio da música que conseguiu sair da pobreza para o sucesso, colocar fogo no mundo do rock e inadvertidamente pôr fim em seu próprio talento. 
A obra inclui também muitas informações sobre a verdadeira história de sua saída do serviço militar, um relato alucinante de Woodstock e os detalhes de seus muitos amores.

Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.

“Um verdadeiro clássico da fantasia”, diz tradutor sobre novo livro de Brandon Sanderson

Leituras de férias: 6 livros para curtir o recesso de julho

Chegou no app: veja as novidades de julho

Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.

Confira e-books e audiobooks na Loja do Skeelo.

Deixe uma resposta