No Brasil, a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023 vem sendo pioneira em muitos aspectos. Pela primeira vez, o governo brasileiro decretou ponto facultativo no dia e horário dos jogos da seleção brasileira. A transmissão nunca foi antes tão abrangente, chamando a atenção para a Cazé TV, transmissora de todos os jogos de forma gratuita no YouTube, além dos tradicionais canais da TV aberta e da TV por assinatura, que transmitirão a maioria das partidas.
No entanto, os recordes não são apenas brasileiros. Logo no jogo de abertura da competição, foi batido o recorde de público em jogos de futebol feminino na Austrália (mais de 75 mil pessoas acompanharam o espetáculo). Além disso, foi a primeira vez em que a seleção da Nova Zelândia, um dos países sede da competição, ganhou um jogo da Copa do Mundo em toda a sua história.
Presencialmente, há diversos ambientes dedicados à transmissão de jogos, como o Nossa Arena, em São Paulo, um espaço esportivo seguro administrado por mulheres com programação especial para a Copa. E assim como esse espaço, milhares de estabelecimentos se dedicarão à competição ao redor de todo o mundo.
As novidades, felizmente, são muitas, e o futebol feminino só cresce! Pensando nisso, o Skeelo separou três obras para lermos e entendermos mais sobre a modalidade.
As mulheres no universo do futebol brasileiro, de Cláudia Samuel Kessler, Leda Maria Da Costa, Mariane Da Silva Pisani | Editora UFSM
O livro As mulheres no universo do futebol brasileiro é um presente a todos/as os/as entusiastas do futebol feminino no Brasil, bem como é um convite de leitura aos curiosos em conhecer um pouco mais sobre essa modalidade tão controversa e fascinante. Os textos aqui compilados foram escritos – em sua grande maioria – por mulheres que possuem longa trajetória acadêmica nos estudos sobre práticas esportivas.
Pés Trocados: A Violência Simbólica em Bailarinos e Jogadoras de Futebol, de Fábio Tadeu Reina | Editora Appris
Pés trocados: a violência simbólica em bailarinos e jogadoras de futebol vem desvelar a dominação masculina a partir da violência simbólica que se instaura na trajetória de vida de meninos que praticam balé e de meninas que jogam futebol, e mostrar o enfrentamento diário que os cerca socialmente, tanto nos campos específicos dessas práticas quanto no âmbito escolar, salientando as aulas de Educação Física.
Mulheres em Campo: Gênero no Jornalismo Esportivo Brasileiro, de Érika Alfaro de Araújo | Editora Appris
Mulheres em Campo lança um novo olhar sobre a história do futebol feminino, especialmente ao papel do jornalismo na construção dessa modalidade, que é um fenômeno não só esportivo, mas também midiático, sócio-histórico, cultural e econômico. A obra explora as origens do futebol de mulheres, os aspectos marcantes de todas as Copas do Mundo até aqui, bem como os desafios e obstáculos enfrentados ao longo dos anos.
Confira outros livros digitais e audiolivros na Loja do Skeelo.
Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.
9 livros brasileiros que conquistaram as telonas
8 lições de negócios que podemos aprender com Ruth Handler, a criadora da Barbie
Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.