Cassandra Clare é uma das autoras mais consagradas da literatura mundial. Autora da saga best-seller Os Instrumentos Mortais e dona de um fã-clube apaixonadíssimo, ela já vendeu mais de 50 milhões de exemplares no mundo (cerca de 3 milhões apenas no Brasil).
Em homenagem aos seus 50 anos de vida, o Skeelo veio enaltecer a obra dessa grande autora. Todos os títulos publicados pela autora estão disponíveis na Loja Skeelo, basta clicar aqui.
Quem é Cassandra Clare?
A primeira curiosidade é que Cassandra Clare é o pseudônimo de Judith Lewis. A autora, filha de pais americanos, nasceu em Teerã em 27 de julho de 1973. Sua família estava frequentemente de mudança, então ela viveu a infância em países como Inglaterra, Suíça, França e, por estar sempre viajando, Cassandra encontrava em livros como As Crônicas de Nárnia e O Senhor dos Anéis (seu favorito) algo de familiar: a constante forma de viajar entre os mundos.
Ainda quando estava na escola, Cassandra já tinha o hábito de escrever algumas histórias para a diversão dos amigos, sendo o mais famoso um romance chamado “A Bela Cassandra”, conto baseado em uma história de Jane Austen, sua autora favorita. Depois de se formar na faculdade, Cassandra trabalhou em muitas revistas e jornais de entretenimento, como o The Hollywood Reporter.
Outra curiosidade é que mesmo sendo nascida em um país predominantemente muçulmano, Cassandra teve uma criação judia, o que a inspirou para incluir um personagem judeu em Os Instrumentos Mortais.
Atualmente, ela mora com seu marido Joshua Lewis e seus três gatos em Amherst, Massachusetts, nos Estados Unidos.
A saga Os Instrumentos Mortais

No ano de 2004, Cassandra Clare começou a escrever aquele que seria o primeiro livro de um sucesso estrondoso: Cidade dos Ossos, primeiro volume da série Os Instrumentos Mortais. O cenário da história foi inspirado na paisagem urbana da cidade de Manhattan, em Nova York.
A história começa com a personagem Clary Fray, que presencia um assassinato em uma boate. Após esse dia, ela descobre que existe um mundo no qual guerreiros altamente treinados lutam para proteger as pessoas de criaturas sobrenaturais.
O livro foi lançado em 2007, chegando ao Brasil apenas em 2010, porém virou um best-seller do New York Times logo após o lançamento.
Com o sucesso de vendas, mais livros chegaram às mãos dos leitores: Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celestial.
A autora ainda lançou alguns livros extras como Contos da Academia dos Caçadores de Sombras (disponível no aplicativo do Skeelo) e As Crônicas de Bane, além de um guia específico para entender o universo da série, O códex dos caçadores de sombras.
Série As Peças Infernais

Em 2009, Cassandra anunciou uma nova trilogia: As Peças Infernais. Os livros da série se passam no mesmo universo de Os Instrumentos Mortais, porém no período de reinado da rainha Vitória no Reino Unido. A série acompanha a personagem Tessa Gray, que vive uma vida de luxo até seu irmão desaparecer. Resgatada pelos Caçadores de Sombra, ela tenta salvar seu irmão de um homem cruel.
Muitos leitores alegam que esta trilogia é a melhor no universo da autora. Os livros são: Anjo Mecânico, Príncipe Mecânico e Princesa Mecânica.
Série As Últimas Horas

No ano de 2020, a autora lançou outra trilogia chamada de As Últimas Horas. O primeiro livro, Corrente de Ouro (disponível no aplicativo do Skeelo), que conta a história de Cordelia Carstairs, uma guerreira treinada para enfrentar demônios. Após seu pai ser acusado de um crime, ela e o irmão viajam para Londres e fazem de tudo para salvar sua família. Lá, ela encontra seus amigos de infância e, depois de uma reviravolta, se encontra em uma aventura cheia de emoções sombrias.
O segundo livro da trilogia, Corrente de Ferro, chegou às mãos dos leitores em 2021. O terceiro volume, Corrente de Espinhos, foi lançado em 2023.
Vinda ao Brasil em 2014
A autora deixou sua marca registrada no Brasil durante a primeira passagem em 2014. Na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, os fãs brasileiros puderam demonstrar todo o seu amor por Cassandra. Apesar do evento ter gerado muitas confusões, como horas de filas lotadas e correria para pegar autógrafos, a palestra da autora foi memorável.
Com a vinda da autora para o país, os livros aumentaram em 86% das vendas, ficando entre os mais vendidos da Bienal daquele ano.
Vinda ao Brasil em 2023
Cassandra Clare voltará ao Brasil em setembro de 2023 para a Bienal do Livro do Rio, marcada para acontecer de 1° a 10 de setembro.
Em um vídeo postado nas redes sociais da editora, a autora contou que sua presença está confirmada no evento, como parte das comemorações de 15 anos do selo Galera Record e também do lançamento de Corrente de Espinhos.
Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.
José Roberto de Castro Neves: “A literatura é o abecedário da humanidade”
8 lições de negócios que podemos aprender com Ruth Handler
“Um verdadeiro clássico da fantasia”, diz tradutor sobre novo livro de Brandon Sanderson
Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.Confira e-books e audiobooks na Loja do Skeelo.