Histórias que misturam suspense, mistério, investigação e grandes revelações são conhecidas por seu potencial de prender o leitor do início ao fim. Apesar de mudar de acordo com os avanços da sociedade, os livros policiais existem há centenas de anos e, cada vez mais, vem conquistando fãs. Afinal, quem não gosta de tentar adivinhar o culpado por um crime e se sentir investigador por um dia?
Nós, do Skeelo, valorizamos o diálogo sobre os mais variados temas literários e, por isso, realizamos uma mesa junto à Ediouro sobre Literatura Policial na Bienal do Livro do Rio. Para tal, convidamos as influenciadoras Enevoada e Taty Leite, que colaboraram com suas impressões e indicações do gênero.
“O papo foi empolgante e cheio de contexto histórico. Falamos desde Edgar Allan Poe, Agatha Christie até a literatura policial chegar no Brasil era retratado, ressaltando que a nova geração pode fazer histórias incríveis com contexto histórico social, racial e politico.”
Enevoada
“Ninguém nunca ia imaginar que uma mesa sobre literatura policial pudesse ser ENGRAÇADA, mas foi… E DEMAIS. Além da nossa experiência enquanto leitoras, contamos toda a trajetória do gênero aqui no Brasil e a histórias estranhas dos autores mais conhecidos, como a do dia que a Agatha Christie (ou A GATA TRISTE) forjou o próprio desaparecimento) e a estranha morte de Edgar Allan Poe.”
Taty Leite
Há clássicos do gênero que não podem deixar de ser citados, como: Um Estudo em Vermelho, de Arthur Conan Doyle (1887); Assassinato do Expresso Oriente, de Agatha Christie (1934); O Sono Eterno, de Raymond Chandler (1939).
Mas, hoje, trouxemos aqui algumas indicações do gênero que ocorreram na mesa do Skeelo em parceria com a Ediouro na Bienal do Rio de 2023. Confira:
Longo e claro rio, de Liz Moore | Trama
Sinopse: O bairro de Kensington, na Filadélfia, foi fortemente abalado pela epidemia de opioides. Lá cresceram Kacey e Mickey, duas irmãs que, após uma infância inseparável, escolheram caminhos bastante diferentes: uma delas vive nas ruas, abandonada ao próprio vício; a outra ainda percorre os mesmos quarteirões, mas agora fazendo rondas policiais. Embora já não se falem, Mickey nunca deixou de se preocupar com a irmã. Quando Kacey desaparece misteriosamente em meio a uma sequência de assassinatos na região, Mickey não mede esforços e se lança em uma busca perigosa atrás do criminoso — e de sua irmã — antes que seja tarde demais.
Onde está Daisy Mason?, de Cara Hunter | Trama
Sinopse: Ontem à noite, Daisy Mason, uma garotinha de oito anos de idade, desapareceu de uma festa de família. Ninguém naquela discreta e silenciosa rua residencial viu nada — ao menos é o que estão dizendo. Mas como é possível uma criança desaparecer sem deixar rastros? O detetive Adam Fawley precisa manter a mente aberta e desconfiar de cada ação suspeita. No entanto, ele sabe que, em cada dez casos como este, nove revelam que o culpado é alguém que a vítima conhece. Isso significa que alguém está mentindo… e que, para Daisy, o tempo está se esgotando.
À cor da pele, de John Vercher | Trama
Sinopse: Pittsburgh, 1995. Filho de mãe branca e pai negro, Bobby Saraceno é um rapaz que se reconheceu como branco a vida inteira. Criado pelo avô materno racista, ele decidiu esconder sua origem de todos, até mesmo de seu melhor amigo de infância, Aaron, que acaba de sair da prisão recém-radicalizado como supremacista branco. Na noite em que os dois se reencontram, Bobby testemunha uma violenta agressão de Aaron a um jovem negro, e ali entende que deve não apenas manter sua identidade em segredo, mas também esconder da polícia seu envolvimento involuntário no crime. Porém, Bobby tem de enfrentar os próprios demônios quando seu pai entra em sua vida depois de mais de vinte anos, forçando uma colisão entre passado e presente: é então que passa a questionar se a medida da própria existência está inequivocamente atrelada à cor da sua pele.
Cai a noite em Hollywood | Michael Connelly | Trama
Sinopse: Ninguém consegue conter a euforia quando começa a contagem regressiva na véspera de Ano-Novo em Hollywood. Em seu plantão noturno, a detetive Renée Ballard procura se abrigar enquanto aguarda a tradicional chuva de chumbo do fim do ano, provocada pelos tiros para o ar em comemoração. Conforme vão surgindo os relatos sobre para-brisas quebrados e outros danos, Ballard recebe um chamado avisando que um homem foi fatalmente atingido por uma bala no meio de uma festa de rua lotada. Não demora muito para ela chegar à conclusão de que esse projétil não poderia ter caído do céu. Suas suspeitas a levam a outro assassinato não resolvido, um caso investigado pelo detetive Harry Bosch. Ballard e Bosch, então, se unem para descobrir a conexão entre um caso e outro — porém, sempre devem se lembrar de manter os olhos bem abertos. Quem eles estão procurando pode ter permanecido em silêncio por muito tempo… mas sabe que os detetives estão vindo persegui-lo. E fará de tudo para manter seus segredos. Até matar.
Na boca do lobo, de Hans Rosenfeldt | Trama
Sinopse: Quando restos humanos são encontrados no estômago de um lobo morto, Hannah Wester, uma policial de meia-idade na remota cidade de Haparanda, sabe que este verão não será como nenhum outro. Logo este episódio poderá estar conectado ao tráfico de drogas na fronteira com a Finlândia. Mas como a vítima foi parar na floresta fora de Haparanda? E para onde foram as drogas e o dinheiro? Hannah e seus colegas correm contra o tempo na investigação. Mas quando a brutal e misteriosa Katja aparece, eventos inesperados e brutais começam a acontecer e, em apenas alguns dias, a vida em Haparanda vira de cabeça para baixo — e Hannah, então, é forçada a enfrentar seu próprio passado.
Conheça mais e-books e audiobooks no site do Skeelo.
Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.
10 livros de suspense de arrepiar os cabelos!
True Crime: conheça o gênero literário que ganhou notoriedade na cultura pop
Clube de Leitura da Aleph: leituras e materiais extras para os amantes da literatura nerd!
Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.
Um comentário sobre “Literatura Policial: o gênero que desperta o investigador dentro de você!”