A Bienal do Rio 2023 entrou para o hall de edições históricas do evento com mais uma quebra de recordes: celebrando 40 anos de existência, foram cerca de 5,5 milhões de livros vendidos durante 10 dias, além dos encontros, palestras e conversas com autores e personalidades do meio literário.
O Skeelo já está morrendo de saudades desse evento, então decidimos trazer a lista dos livros mais vendidos para você! Confira a seguir:
A hipótese do amor, de Ali Hazelwood | Arqueiro

Sinopse: Olive Smith, aluna do doutorado em Biologia da Universidade Stanford, acredita na ciência – não em algo incontrolável como o amor. Depois de sair algumas vezes com Jeremy, ela percebe que sua melhor amiga gosta dele e decide juntá-los. Para mostrar que está feliz com essa escolha, Olive precisa ser convincente: afinal, cientistas exigem provas.
Sem muitas opções, ela resolve inventar um namoro de mentira e, num momento de pânico, beija o primeiro homem que vê pela frente. O problema é que esse homem é Adam Carlsen, um jovem professor de prestígio – conhecido por levar os alunos às lágrimas. Por isso, Olive fica chocada quando o tirano dos laboratórios concorda em levar adiante a farsa e fingir ser seu namorado.
De repente, seu pequeno experimento parece perigosamente próximo da combustão e aquela pequena possibilidade científica, que era apenas uma hipótese sobre o amor, transforma-se em algo totalmente inesperado.
Amêndoas, de Won-Pyung Sohn | Rocco

Sinopse: Livro recomendado pelo BTS! Eu tenho amêndoas em mim. Assim como você. Assim como quem você ama e quem odeia. Mas ninguém consegue senti-las. Você só sabe que elas existem. Esta história é, em resumo, sobre um monstro encontrando outro monstro. Um dos monstros sou eu.
Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva. Ele não tem amigos — as duas estruturas em forma de amêndoas localizadas no fundo de seu cérebro causaram isso —, mas a mãe e a avó lhe proporcionam uma vida segura e tranquila. O pequeno apartamento em que moram, acima do sebo da mãe, é decorado com cartazes coloridos com lembretes de quando sorrir, quando agradecer e quando demonstrar preocupação.
Então, no seu décimo sexto aniversário, véspera de Natal, tudo muda. Um ato chocante de violência destrói tudo que Yunjae conhece, deixando-o sozinho. Lutando para lidar com a perda, o garoto se isola no silêncio, até a chegada do problemático colega de escola Gon. Conforme começa a se abrir para novas pessoas, algo se modifica lentamente dentro dele.
Quando suas novas amizades passam a apresentar níveis de complexidade, Yunjae precisará aprender a lidar com um mundo que não compreende e até se colocar em risco para sair de sua zona de conforto. Livro vencedor do Prêmio Changbi de Ficção para Jovens Adultos e Prêmio Jeju 4.3 Peace Literary.
Tudo é rio, de Carla Madeira | Record

Presente no evento no dia 7 de setembro, a autora participou da mesa Escritas do Coração, junto de Valter Hugo Mãe, o bate-papo foi mediado por Pedro Pacífico. Os autores falaram sobre a importância de escrever sobre os sentimentos mais profundos e como estabelecer conexões com os leitores a partir dessas emoções.
Sinopse: Com uma narrativa madura, precisa e ao mesmo tempo delicada e poética, o romance narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso.
Na orelha do livro, Martha Medeiros escreve: “Tudo é rio é uma obra-prima, e não há exagero no que afirmo. É daqueles livros que, ao ser terminado, dá vontade de começar de novo, no mesmo instante, desta vez para se demorar em cada linha, saborear cada frase, deixar-se abraçar pela poesia da prosa. Na primeira leitura, essa entrega mais lenta é quase impossível, pois a correnteza dos acontecimentos nos leva até a última página sem nos dar chance para respirar. É preciso manter-se à tona ou a gente se afoga.”
A metáfora do rio se revela por meio da narrativa que flui – ora intensa, ora mais branda – de forma ininterrupta, mas também por meio do suor, da saliva, do sangue, das lágrimas, do sêmen, e Carla faz isso sem ser apelativa, sem sentimentalismo barato, com a habilidade que só os melhores escritores possuem.
Com qual penteado eu vou?, de Kiusam Oliveira | Melhoramentos

Sinopse: A festa de 100 anos do Seu Benedito vai animar toda a família, afinal, agora ele é um cen-te-ná-rio. Para homenagear seu bisavô nessa data tão importante, suas bisnetas e seus bisnetos irão escolher penteados lindos para participarem da comemoração. E cada uma e cada um irá presentear seu bisa com a virtude mais poderosa que tem. Com qual virtude você presentearia alguém tão especial?
Salvar o fogo, de Itamar Vieira Junior | Todavia

Também presente no evento, no dia 2 de setembro, o autor participou da mesa Novos Centros, Muitas Vozes com Micheliny Verunschk, Manya Millen e Aldri Anunciação, para falar sobre como a literatura contemporânea tem apresentado romances que convidam o leitor a pensar o Brasil de uma forma diferente.
Sinopse: Neste novo romance, Itamar Vieira Junior se reafirma como um dos maiores contadores de histórias da língua portuguesa. Em Salvar o fogo, o autor baiano constrói uma narrativa em que nos tornamos íntimos de seus personagens e nos comovemos com suas trajetórias tão particulares.
O centro da trama é ocupado por Luzia do Paraguaçu, mais uma de suas criações inesquecíveis — uma mulher que busca na coragem o caminho para ultrapassar as maiores injustiças. Órfão de mãe, Moisés encontra afeto em Luzia, estigmatizada entre a população por seus supostos poderes sobrenaturais. Para ganhar a vida, ela se torna a lavadeira do mosteiro da região e passa a experimentar uma vida de profundo sentido religioso, o que a faz educar Moisés com extrema rigidez.
Épico e lírico, com o poder de emocionar, encantar e indignar o leitor, Salvar o fogo nos mostra que os fantasmas do passado de uma família muitas vezes não se distinguem das sombras do próprio país. Com maestria, Itamar Vieira Junior mescla a trajetória íntima de seus personagens com traços da vida brasileira. Uma trama permeada de traumas do colonialismo, que permanecem vivos, como uma ferida que se mantém aberta.
O mar me levou a você, de Pedro Rhuas | Seguinte

Um dos grandes nomes da literatura jovem brasileira, Pedro Rhuas participou do evento Livros & Música & Festa acompanhado de Vinícius Grossos, Luca Guadagnini e Clara Alves. Os convidados falaram sobre paixões literárias e musicais que marcaram suas vidas, além de impulsionar o amor pela literatura jovem-adulta, que está se consagrando cada vez mais no mercado editorial.
Sinopse: Amores de verdade não acabam no fim do verão. Nascido em uma lendária família de surfistas, Matias Mendonza sempre esteve ligado ao mar. As ondas são sua bússola quando ele se sente perdido — o que acontece com mais frequência do que sua fama de bad boy deixa transparecer. De volta à praia de Canoa Quebrada para mais uma temporada perfeita no Ceará, ele precisa decidir se seguirá os passos da mãe no surfe profissional ou se trabalhará no Hippie, o charmoso hostel dos pais.
Mas, antes que faça sua escolha, o mar tem uma última surpresa: Júlio, o garoto misterioso com quem seu destino se entrelaça quando uma onda enorme os aproxima. Onde Matias é água e fogo, Júlio é terra e ar. Conforme o verão avança, o Universo parece querer unir esses dois opostos a qualquer custo. Só que dar uma chance ao amor é bem difícil quando se tem medo de vivê-lo. Será que esse novo romance pode ser mais que uma história de verão? Se seguirem os sinais, talvez encontrem a resposta…
Indicado para leitores a partir de 16 anos.
Olhos D’água, de Conceição Evaristo | Pallas

Sinopse: Em Olhos d’água, Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem.
Conheça mais e-books e audiobooks no site do Skeelo.
Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.
Bienal do Rio: o que os autores queridinhos dos Skeelovers estão lendo?
Booktok na Bienal do Rio: confira as indicações de leitura dos influenciadores
Mulheres brasileiras históricas: vidas para exaltar e se inspirar
Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.
Um comentário sobre “Bienal do Rio: confira os livros mais vendidos do evento”