Se você acompanha conteúdos sobre livros na internet, provavelmente já ouviu falar no termo “trope”. As tropes literárias são recursos de narração, ou seja, formas que guiam as histórias. As tropes de romance são bem comuns e as mais amadas entre os leitores: alguns exemplos são: “enemies to lovers”, triângulo amoroso, relacionamento falso e muitas outras.
O Blog do Skeelo veio apresentar algumas dessas tropes queridinhas dos skeelovers e preparou 9 dicas de leitura para quem quer conhecer cada uma delas.
Triângulo amoroso
Talvez uma das tropes mais clássicas que existe: o personagem principal se vê dividido entre duas pessoas e precisa tomar uma decisão sobre seus sentimentos por cada uma delas.
Amor(es) verdadeiro(s), de Taylor Jenkins Reid | Paralela
Sinopse: O que fazer quando a vida te dá dois amores verdadeiros? Quem é o seu verdadeiro amor? O que significa amar de verdade?
Emma Blair casou com seu namorado do colegial, Jesse, quando tinha vinte anos. Juntos, eles construíram uma vida diferente das expectativas de seus pais e das pessoas de sua cidade natal, Massachusetts. Sem perder nenhuma oportunidade de viver novas aventuras, eles viajam o mundo todo, curtindo a vida ao máximo. Mas, em vez do tradicional “e viveram felizes para sempre”, uma tragédia separa os dois, no dia do seu aniversário de um ano de casamento. O helicóptero com o qual Jesse sobrevoava o Pacífico desaparece e, simples assim, o amor da vida de Emma se vai para sempre.
Emma volta para sua cidade natal em uma tentativa de reconstruir a vida e, depois de anos de luto, reencontra um velho amigo, Sam, que lhe mostra ser, sim, possível se apaixonar novamente. E quando os dois ficam noivos? Emma sente que a vida lhe deu uma segunda chance de ser feliz.
Pelo menos é o que parece — até que Jesse é encontrado. Ele está vivo e tentou voltar para casa, para Emma, todos esses anos que passou desaparecido. Agora, com um marido e um noivo, Emma precisa descobrir quem ela é e o que quer, enquanto tenta proteger todos que ama Emma sabe que precisa escutar seu coração, ela só não tem certeza se sabe o que ele está querendo dizer.
Relacionamento falso
Outra narrativa bem comum: protagonistas diferentes que decidem fingir um relacionamento, porém, com a convivência começam a perceber que estão se apaixonando.
Uma farsa de amor na Espanha, de Elena Armas | Arqueiro
Sinopse: Catalina Martín é uma jovem espanhola que trabalha como engenheira em Nova York. Com o casamento da irmã se aproximando, ela precisa desesperadamente de um acompanhante, porque não quer encarar sozinha toda a família e, principalmente, o irmão do noivo, que é ninguém menos do que seu ex.
Sentindo-se pressionada, ela conta uma mentirinha inofensiva sobre ter um namorado americano. E agora todos em sua pequena cidade estão ansiosos para conhecê-lo.
Lina tem apenas um mês para encontrar alguém disposto a cruzar o Atlântico com ela e participar da sua farsa. Mesmo assim, quando Aaron Blackford, seu colega de trabalho, se candidata à vaga de namorado de faz de conta, ela se recusa a aceitar. Embora ele seja alto, charmoso e lindo de morrer, também é condescendente, exasperante e insuportável.
Porém, quanto mais o casamento se aproxima, mais tentadora se torna a oferta.
Enquanto os dois se perguntam se serão capazes de sustentar a história por um final de semana inteiro, Lina começa a perceber que, na vida real, talvez Aaron não seja tão terrível quanto é no escritório…
Enemies to lovers
Quem assistiu 10 Coisas Que Odeio Em Você (e chorou todas as vezes!) conhece bem essa trope, que precisa de apenas uma motivação: os protagonistas precisam se odiar. A partir disso, a história pode se desenvolver de inúmeras maneiras e, na maioria das vezes, existe um amor disfarçado de ódio.
O pior padrinho da noiva, de Mia Sosa | Harlequin
Sinopse: Você está cordialmente convidado para testemunhar o pior padrinho de casamento recebendo o que merece!
Uma organizadora de casamentos abandonada no altar? Sim, Carolina Santos também consegue ver a ironia da situação. Mas isso é coisa do passado, ainda mais quando Lina se vê diante da oportunidade de elevar sua carreira a um novo patamar.
Só tem um detalhezinho… Para conseguir o emprego dos sonhos, ela vai ter que trabalhar lado a lado com o padrinho de suas quase-núpcias, também conhecido como o homem que convenceu seu quase-marido a desistir de se casar.
O agente de marketing Max Hartley está determinado a impressionar Rebecca, a dona de uma renomada rede de hotéis que deseja expandir seu negócio para incluir serviços de casamento. Até que ele descobre que precisa trabalhar com a afiada, fria e vingativa ex-noiva do seu irmão, que, se o visse se engasgando com um bem-casado, provavelmente o deixaria sufocar.
Agora, para que ambos saiam ganhando, eles precisam montar um plano de negócios inigualável sem se matarem, e sem que Rebecca descubra o passado conturbado que compartilham. Mas, quando o rancor dá lugar a sentimentos ainda mais fortes e ainda mais difíceis de controlar, Max e Lina vão ter que enfrentar um outro tipo de problema…
Grumpy e sunshine
Assim como Enemies to Lovers, a trope Grumpy e Sunshine só precisa de um casal composto por uma pessoa bem-humorada, simpática e alto astral enquanto a outra é mais tímida e introspectiva.
Leitura de verão, de Emily Henry | Verus
Sinopse: Em Leitura de verão, uma escritora de romances que não acredita mais no amor e um escritor literário sufocado pela rotina se envolvem em um desafio que pode subverter tudo o que eles sempre pensaram sobre o que é ser feliz.
Augustus Everett é um aclamado autor de ficção literária. January Andrews escreve romances best-seller. Enquanto ela cria seus “felizes para sempre”, ele mata todos os seus personagens. Eles definitivamente são polos opostos. A única coisa que têm em comum é que, durante três meses, vão morar em casas de praia vizinhas, ambos falidos e paralisados por um bloqueio criativo.
Até que, em uma noite nebulosa, uma coisa leva à outra e eles fazem um acordo que tem o objetivo de arrancá-los da zona de conforto: Augustus vai passar o verão redigindo um livro com final feliz, e January vai escrever o próximo clássico da literatura. Ela vai levá-lo a viagens de campo dignas de uma comédia romântica, e ele a acompanhará em entrevistas com sobreviventes de um culto de suicídio (obviamente). Cada um vai finalizar um livro e ninguém vai se apaixonar. Será?
Romances de máfia
Romances de máfia são caracterizados por suas tramas complexas, personagens com passados complicados, além de explorar os relacionamentos dentro de um cenário de criminalidade. Geralmente, esses livros são para maiores de 18 anos por abordarem cenas explícitas de sexo e violência.
365 dias, de Blanka Lipińska | Buzz Editora
Sinopse: Laura Biel e seu namorado estão fazendo uma viagem dos sonhos na bela Sicília. No segundo dia de sua viagem, em seu 29º aniversário, ela é sequestrada. Seu sequestrador é ninguém menos que o chefe de uma poderosa família de mafiosos sicilianos, o incrivelmente atraente Don Massimo Toricelli, que está determinado a conquistá-la a qualquer custo.
Massimo tem suas razões. Depois de sofrer uma tentativa de assassinato e quase morrer, ele teve uma visão de uma bela mulher, idêntica a Laura. Depois de sobreviver, ele decide que vai encontrar a mulher de suas visões e fazer com que ela seja sua. Não importa como.
Durante 365 dias, Massimo vai manter Laura em seu palácio até que conquiste seu amor. Se ela não se apaixonar por ele nesse período, ele promete deixá-la ir embora. Se ela tentar escapar antes, ele ameaça achá-la e matar a ela e a toda sua família.
Em pouco tempo, no entanto, Laura começa a nutrir um sentimento verdadeiro por seu belo e poderoso sequestrador. Mas, enquanto uma arriscada ligação nasce entre o casal, incidentes que estão fora de seu controle tentam separá-los…
Hockey romance
Essa é a trope mais recente que tem feito sucesso entre os leitores. O cenário geralmente envolve romance com jogadores de hóquei e podem abordar outras tropes literárias dentro dele.
Quebrando o gelo, de Hannah Grace | Rocco
Sinopse: Tudo que Anastasia Allen sempre quis foi entrar para a equipe olímpica de patinação artística, e ter conseguido uma bolsa e uma vaga no time da Universidade da Califórnia foi um passo rumo ao seu objetivo. Nada vai ficar no seu caminho — nem mesmo o capitão do time de hóquei, Nate Hawkins.
O papel de Nate, como capitão, é manter seus rapazes no rinque, o que se torna difícil quando um ato de vandalismo força os atletas do hóquei a dividirem o espaço com a equipe de patinação artística — incluindo Anastasia, que claramente não vai nem um pouco com a cara dele. Mas quando o parceiro de Tasi sofre um acidente e o sonho de competir nos Jogos Olímpicos parece em risco, Nate acaba se tornando sua última esperança de fazer todos os seus sacrifícios valerem a pena.
Conforme os dois se aproximam, em meio a festanças, discussões acaloradas e trocas de farpas, Anastasia percebe que talvez Nate não seja tão mau assim. Na verdade, até que ele é simpático… e bonito… e gostoso. Logo os dois estão resolvendo suas diferenças e descontando as frustrações na cama — com fogo o bastante para derreter qualquer gelo. Mas Anastasia não fica preocupada: sabe bem quais são suas prioridades, e não tem a menor chance de se apaixonar por um brutamontes do hóquei… certo?
Amigos que se apaixonam
Um clássico do romance: basicamente o casal principal do livro inicia sua relação em uma amizade, que pode ser desenvolvida desde a infância quanto construída durante o romance, para que depois esse sentimento cresça e se torne amor.
Depois daquele verão, de Carley Fortune | Buzz
Sinopse: Dizem que você nunca mais pode voltar para casa, e para Persephone Fraser, desde que cometeu o maior erro de sua vida, isso é uma grande verdade.
Bem-sucedida e independente, Percy já não passa os verões à beira do lago, agora ela fica em um apartamento elegante, saindo com seus amigos e mantendo todos a uma distância segura de seu coração. Mas um dia Percy recebe um telefonema que a leva de volta a Barry’s Bay – e para perto de Sam Florek, seu melhor amigo e primeiro amor, de quem ela nunca pensou que teria que se afastar.
Ao voltar para o lago para o funeral da mãe de Sam, a conexão entre Sam e Percy é inegável, como sempre fora. Mas até que Percy possa confrontar as decisões que tomou e os anos que passou se punindo, Sam e Percy nunca poderão saber se o amor que sentem um pelo outro pode ser maior e mais forte que qualquer erro do passado.
Depois daquele verão é uma história sobre amor, amizade e, acima de tudo, sobre amadurecer e ser capaz de fazer as pazes com o destino. Um romance sensível e surpreendente que fará você pensar em suas escolhas e desencontros…
Stuck together
Existem muitas variações dessa trope, que pode ser traduzida como “presos juntos”. É um clássico das comédias românticas: duas pessoas presas sendo forçadas a conviver, seja durante uma noite dividindo apenas uma cama, numa viagem que dá errado ou até mesmo em um casamento arranjado.
Imperfeitos, de Christina Lauren | Faro Editorial
Sinopse: Olive se sente como a gêmea azarada da casa: dos acidentes estranhamente inexplicáveis ao fracasso na vida profissional e amorosa — nada dá certo para ela. Porém, parece que o jogo vira quando sua alergia a frutos do mar a protege de um desastre, já que todos os convidados da festa de casamento da irmã sofrem com intoxicação alimentar.
Na verdade… nem todos. Ethan, o irmão do noivo, também ficou de fora desse pesadelo. Então, a irmã de Olive, sempre muito prática, propõe a eles que aproveitem a viagem de lua-de-mel, que não é reembolsável, para uma ilha do Havaí.
Mas há um “pequeno” problema: Olive e Ethan são inimigos mortais. Há um passado entre eles que tornou a convivência impossível. Mas quem vai dizer não para essa viagem? Ainda mais de graça? Nem pensar!
A ideia de ambos era ficar bem longe um do outro, mas a situação muda quando uma mentirinha boba vai crescendo e não podem voltar atrás. E dividindo a mesma suíte, entre farpas e sarcasmos, já se pode desconfiar…. onde tem raiva tem fogo?
Segunda chance
Encerramos com mais um grande clássico das tropes literárias: o romance de segunda chance. Basicamente, o casal principal inicia o livro em um relacionamento, precisa se separar por algum motivo, porém após alguns anos, eles se reencontram e percebem que aquele sentimento ainda existe.
Eleanor & Grey, de Brittainy C. Cherry | Record
Sinopse: Eleanor é uma adolescente introvertida que prefere a companhia de seus amados livros – e cardigãs com libélulas – a interagir socialmente, sobretudo com os colegas da escola. Quando a prima a arrasta para uma festa, Ellie se surpreende ao ser abordada pelo astro do time de basquete; afinal de contas os dois não têm absolutamente nada em comum. Ou pelo menos era o que ela pensava. Com o tempo, a amizade entre eles surge de forma natural; uma ligação tão forte, tão intensa, que logo se transforma em outro sentimento. Algo que Ellie nunca havia experimentado.
Mas aquele sonho se transforma em pesadelo de uma hora para outra. Uma terrível notícia faz o mundo de Eleanor desabar. A única coisa ainda de pé é Greyson, incansavelmente ao seu lado. Mas nem sempre a força do amor é o bastante para deter o curso da vida: Ellie e Grey se veem forçados a se separar.
Anos mais tarde, Eleanor pensa ter deixado seu primeiro amor no passado, mas o caminho dos dois volta a se cruzar. Só que, dessa vez, quem precisa de ajuda é Greyson. O problema é que ele já não é mais o garoto doce de suas lembranças. Grey se tornou um homem frio, insensível, e o elo especial que um dia partilharam parece ter se rompido para sempre.
Eleanor & Grey é um delicioso romance de tirar o fôlego que agradará fãs de Jojo Moyes, John Green, Nicholas Sparks, Carina Rissi, Sophie Kinsella e Marian Keyes. É impossível não se apaixonar por essa história de amor e amizade escrita pela autora que já encantou incontáveis fãs com seus livros.
Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.
Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.