Você se lembra dos primeiros livros que leu, quando ainda era criança? Quais histórias gostava de ouvir? Muitas vezes, temos recordações especiais sobre nossos primeiros momentos de leitura. Há livros, na infância, que fazem parte da construção do conhecimento e da consolidação da alfabetização.
Pensando nisso, trouxemos aqui alguns dos livros infantis que nos ensinaram a ler. Aqueles que têm um espaço especial no coração das gerações anteriores e das que estão vindo por aí. Confira!
A e i o… uau!, de Fernando De Almeida, Mariana Zanetti, Renata Bueno | Editora do Brasil
Sinopse: Dá para formar palavras só com vogais? Parece que não, mas essas letrinhas básicas fazem parte do nosso dia a dia. Sozinhas, resolvendo-se entre si, ou acompanhadas, graças às suas amigas consoantes, elas povoam o alfabeto e tornam ainda mais sonora nossa língua, tão boa de escrever e de falar. Com exemplos divertidos, combinações engraçadas e uso de recorte e colagem, os autores brincam com o fascinante mundo das vogais e do alfabeto.
Brincadeiras de letrinhas, de Izabel Fortez | Cortez Editora
Sinopse: Neste livro você vai descobrir o prazer de lidar com as palavras de um jeito bem divertido! “Ida e vinda”, “O barulhinho”, “O danado do urubu”, “A feira maluca” são alguns dos pequenos poemas que brincam com as letras do alfabeto. Entre nessa brincadeira, vale conferir!
Turma da Mônica: Amigos da floresta, de Mauricio De Sousa e Sérgio Olaya | Bertrand
Sinopse: A Turma da Mônica e do Chico Bento, do consagrado quadrinista Mauricio de Sousa, embarcam em uma aventura com o professor Tupã pela Vila Abobrinha. Com texto de Sérgio Olaya, especialista em agrofloresta, eles vão aprender muito sobre a natureza e seus poderes mais que mágicos.
Amoras, de Emicida | Companhia das Letrinhas
Sinopse: Em seu primeiro livro infantil, Emicida conta uma história cheia de simplicidade e poesia, que mostra a importância de nos reconhecermos nos pequenos detalhes do mundo. Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre. “Um livro que rega as crianças com o olhar cristalino de quem sonha plantar primaveras para colher o fruto doce da humanidade.” — Sérgio Vaz
Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque | Yellowfante
Sinopse: Chapeuzinho Amarelo conta a história de uma garotinha amarela de medo. Tinha medo de tudo, até do medo de ter medo. Era tão medrosa que já não se divertia, não brincava, não dormia, não comia. Seu maior receio era encontrar o Lobo, que era capaz de comer “duas avós, um caçador, rei, princesa, sete panelas de arroz e um chapéu de sobremesa”. Ao enfrentar o Lobo e passar a curtir a vida como toda criança, Chapeuzinho nos ensina uma valiosa lição sobre coragem e superação do medo. Já em sua 41º edição, este clássico de nossa literatura infantil vem encantando gerações e gerações de leitores. O livro de Chico Buarque recebeu, em 1979, o selo de “Altamente Recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e, em 1998, Ziraldo conquistou o Prêmio Jabuti na categoria Ilustração.
O Menino Maluquinho, de Ziraldo | Editora Melhoramentos
Sinopse: Um clássico da literatura infantil brasileira, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos, 129 edições e publicado em mais de 10 países! Um menino que tinha o olho maior do que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés. Um menino moleque, brincalhão, bagunceiro, poeta, um amigão. Um menino que cresceu, fez 40 anos e descobriu que não tinha sido um menino maluquinho, mas simplesmente um menino feliz. Um menino especialmente comum. A edição comemorativa é acompanhada de conteúdo extra, com textos sobre o livro e a tragetória de Ziraldo, fotos curiosas de Ziraldo em seu escritório e dia a dia, e uma linha do tempo do livro, destacando as traduções mais curiosas e os títulos mais engraçados! E para os pequenos leitores, uma surpresa, um lindo marca página e um divertido toyart para montar e se divertir!
Confira mais e-books e audiobooks na Loja Skeelo
Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.
Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.