4 livros essenciais para compreender o espectro autista

No Brasil, há mais de 2 milhões de autistas. Conheça obras que abordam o TEA.

4 livros essenciais para compreender o espectro autista
Conscientização do autismo (Photo by veeja / Adobe Stock)

No dia 02 de abril foi estabelecido o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Essa data é essencial pois se trata de um momento para pensar e falar sobre uma questão que atinge cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil.

Segundo pesquisa da UNIFESP, 1% da população mundial possui algum nível de autismo. Sendo assim, é possível considerar que mais de 70 milhões de pessoas têm TEA (transtorno do espectro autista) ao redor do mundo.

Por ser uma condição que apresenta uma vasta variedade de indicadores, é difícil pontuar exatamente o que todo autista passa. No entanto, as alterações passam pelo desenvolvimento sensorial, linguístico e, em alguns casos, até mesmo intelectual.

A chave para se conscientizar do espectro autista é estudá-lo a fim de compreender melhor as condições do TEA e, assim, construir relações com mais empatia e equidade.

Pensando nisso, separamos três obras que abordam o espectro autista. Confira!

Ao TEA amar: Autismo na escola da vida, de Juli Lanser Mayer | Astral Cultural

Sinopse: "Apesar de o Rafael não falar, nunca havia deixado de compreendê-lo; ele não precisava verbalizar, só com o seu olhar, sabia de suas necessidades, eu o sentia conectado comigo, porém, ele estava fechado para o restante do mundo." Em abril de 2015, depois da avaliação de quatro neuropediatras, veio o diagnóstico: Transtorno do Espectro Autista (TEA) de grau severo. Rafael, que ainda não falava e pouco interagia, mostrou para sua família que aquilo não era o fim, pelo contrário, era o começo de um novo mundo. Ao TEA amar aborda o autismo desde as emoções afloradas após o diagnóstico até a mudança que essa caminhada traz, causando reflexões intensas sobre o quanto nossas vivências podem afetar, harmonizar e aliviar a jornada rumo ao desconhecido. "Em cada uma destas páginas, você descobrirá conteúdos importantes que te farão entender como é a maternidade dentro de uma família atípica, quem ainda desconhece a realidade do TEA, descobrirá outros aspectos de quem possui o diagnóstico e para quem ainda busca esclarecimentos sobre o assunto." Apresentação por Dr. Juan Danilo Rodríguez Mantilla "As palavras neste livro vêm carregadas de solidariedade, algo que tem permeado a vida de Juli. Não satisfeita com sua experiência, ainda busca embasamento profissional para entender como lidar com situações impostas em um universo ainda a ser descoberto por nós." Do prefácio de Chris Flores

Propósito Azul: Uma História sobre Autismo, de Kaká Koerich Busch Lobe, André Lobe | nVersos

Sinopse: O livro Propósito Azul conta com as atualizações mais recentes sobre o autismo. Escrito de uma forma leve e divertida, porém com cuidado de abordar apenas conteúdo padrão-ouro de excelência e contendo dados científicos, assim como todas as informações referentes ao autismo deveriam ser. A escrita expõe trechos de vivências reais, que a maioria das famílias de pessoas autistas vivenciam na pele, além de intercalar os acontecimentos da narrativa com explicações de médicos, cientistas e profissionais da área. O que estabelece uma identificação imediata. Aqui encontramos histórias contadas com emoção, e que nos mostram que é possível a evolução da pessoa com autismo, pois tratar e estimular uma criança precocemente após o diagnóstico, oferece uma maior possibilidade de realização da criança, porque ela conseguirá desenvolver as atividades de que mais gosta com pouca ou sem nenhuma limitação. Nosso cérebro é capaz de se modificar estrutural e quimicamente através do contato com as experiências proporcionadas pelo meio em que vivemos. A evolução das redes neurais depende do que acarretamos ao nosso cérebro, e esse livro está fantástico para enriquecermos nossa cognição. Além disso, a inteligência e o carisma dos autores, fazem deste livro uma importante ferramenta para colocar pais e profissionais em ação. É um marco na história do nosso tempo e um serviço benéfico aos seres humanos. Juntos, ainda temos muito para fazer pelo autismo no Brasil.

Autismo: ao longo da vida, de Deborah Kerches | Literare Books

Quando o assunto é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), as discussões ficam, na maioria das vezes, focadas na infância. Sabe-se, porém, que essas crianças irão crescer, tornar-se adolescentes, jovens e, por fim, adultos com TEA. Além disso, é sabido também que, com o passar dos anos, conforme aumentam-se as demandas sociais, surgem novos e maiores desafios, atrelados à maior consciência que cada autista tem sobre sua trajetória. Este livro reúne dados da literatura científica, a visão de profissionais atuantes na causa autista e o olhar de pessoas dentro do espectro sobre questões que impactam o desenvolvimento de um indivíduo com TEA ao longo de toda a sua vida, desde o nascimento, passando por educação, relações sociais, gerenciamento de crises, expressão da sexualidade, mercado de trabalho, família, entre outras. Sem a pretensão de trazer respostas definitivas, esta obra tem o propósito de contribuir para que os indivíduos dentro do espectro possam buscar os melhores recursos para lidarem com seus próprios desafios e com aqueles que ainda são reflexo de uma sociedade não inclusiva, bem como a construírem suas histórias com maior autonomia e qualidade de vida. Uma ferramenta de conscientização para toda a sociedade, para que cada pessoa ajude a promover, aqueles que estão no espectro, uma vida baseada no respeito, acolhimento e felicidade genuína.

Mentes únicas, de Luciana Brites e Clay Brites | Editora Gente

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que afeta de maneira decisiva e predominante nossa capacidade de percepção social. Hoje, estima-se que aproximadamente 1% da população mundial tenha autismo e, infelizmente, esse é um assunto pouco discutido em âmbito nacional. Seja por preconceito ou dificuldade de aceitação, fato é que precisamos estar mais atentos aos primeiros sinais apresentados na infância para conseguir trabalhar de maneira correta com essa condição. Com linguagem acessível e trazendo um panorama histórico sobre o tema até os tempos atuais, o dr. Clay Brites e sua esposa, Luciana Brites, acreditam que é apenas cuidando que conseguiremos fazer com que as crianças dentro do espectro se tornem seres humanos realizados dentro de suas particularidades.

Mais sugestões de leitura com 30% de desconto!

Para a semana mundial da Conscientização do Autismo, o Skeelo separou algumas obras que abordam o assunto e te presenteou com desconto! Confira a lista desses livros aqui.


Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.

Dia das crianças: dicas de livros com literatura infantil

Livros-reportagem: a narrativa envolvente de fatos reais

5 escritoras brasileiras que são verdadeiros ícones da literatura!

Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.