5 livros para ler no Halloween (ou Dia das Bruxas!) aqui no Skeelo

5 livros para ler no Halloween (ou Dia das Bruxas!) aqui no Skeelo
livros para ler no Halloween (ou Dia das Bruxas!

O Halloween — comemorado no dia 31 de outubro — é uma festa muito tradicional na cultura dos Estados Unidos. É comum que, nesta data, as pessoas se fantasiem para celebrar e as crianças saiam de porta em porta pedindo doces. Contudo, essa história não começou nos EUA.

Passagem de estação e guia dos mortos

Alguns estudos feitos por historiadores apontam que o Halloween surgiu do povo celta, habitantes das Ilhas Britânicas e praticantes da religião pagã. O festival era conhecido como Samhain e tinha como objetivo celebrar a passagem do verão para o inverno. Os celtas acreditavam que, nesta data, o mundo dos vivos e dos mortos podiam ter suas barreiras ultrapassadas.

Sendo assim, acendiam fogueiras e lanternas para guiar os espíritos ao seu destino final e afastar os maus presságios. Em seguida, uma grande festa era feita para homenagear os mortos e celebrar as colheitas que seriam o sustento durante o inverno rigoroso.

O Halloween é uma celebração muito típica da cultura britânica, e só chegou aos Estados Unidos com a colonização. A celebração começou a ser feita em território americano a partir do século XIX e, no começo do século XX, passou a ter mais importância. Atualmente, é uma das festas mais tradicionais dos Estados Unidos.

No Brasil: Dia das Bruxas ou Halloween?

Aqui no Brasil, a festa foi introduzida a partir do século XX, mas é muito conhecida popularmente como Dia das Bruxas.

Em um primeiro momento, existiu uma grande resistência no que diz respeito à comemoração desta data em terras brasileiras, já que muitos elementos da cultura norte-americana e britânica começaram a apagar a cultura nacional. Além disso, houve também uma movimentação responsável por transformar o dia 31 de outubro no Dia do Saci, como uma tentativa de valorizar a cultura e o folclore brasileiro.

Para comemorar, o Skeelo fez uma seleção muito especial (e horripilante) de e-books, é só clicar aqui para conferir.

O telefone preto e outras histórias, de Joe Hill | HarperCollins Brasil

Sinopse: Um fantasma que assombra o Teatro Rosebud e já viu todos os filmes que já entraram em cartaz; uma criança solitária que não consegue fazer amigos porque é o único menino inflável da cidade; um gafanhoto de dois metros e meio de altura, que faz todos em Calliphora tremerem ao ouvi-lo cantar; dois irmãos que constroem um forte de papelão com portas que levam a outros mundos; um menino trancado em um porão manchado com o sangue de meia dúzia de crianças assassinadas e um telefone antigo há muito desconectado… mas que toca a noite inteira, com ligações dos mortos. Inventivo, tenebroso e com histórias que vão de temas clássicos da literatura de horror até contos sobre mundos fantásticos, O telefone preto e outras histórias estabelece Joe Hill como um autor premiado, aclamado pela crítica e um dos "maiores escritores de ficção fantástica do século XXI", como afirma o Washington Post.

Frankenstein, de Mary Shelley | L&PM Editores

Sinopse: A história do Dr. Victor Frankenstein e da monstruosa criatura por ele concebida vem fascinando gerações desde que foi publicada há mais de cem anos. Brilhante história de horror, escrita com fervor quase alucinatório, Frankenstein representa um dos mais estranhos florescimentos da imaginação romântica.

Alien: Surgido das sombras, de Tim Lebbon | LeYa

Sinopse: Chris Hooper, quando criança, sonhava com monstros. Mais tarde, ele vai ver que os monstros não habitam apenas os sonhos infantis. Trabalhando numa mineradora, no planeta LV178, Chris e sua equipe encontram no solo um ninho de xenomorfos, mas o que Chris ainda não sabia é que essa viagem seria o seu pior pesadelo. Com a participação de Ellen Ripley, que chega ao planeta depois de Hooper ter visto o Alien pela primeira vez, essa nova aventura promete surpreender e revelar uma história até então desconhecida. Resgatando todo o clima de terror e suspense que fez sucesso nos filmes, Alien: Surgido das sombras é o primeiro livro da trilogia que traz de volta monstros terríveis, naves espaciais, androides e uma das maiores heroínas que conquistou toda uma geração.

Carmilla: a vampira de Karnstein, de Sheridan Le Fanu | Novo Século

Sinopse: Carmilla é uma novela gótica de horror, amizade e sedução. O livro traz a história vampiresca que inspirou toda a literatura do gênero com a primeira vampira feminina e a primeira vilã feminina e vários outros elementos que influenciaram uma geração de escritores, como Bram Stoker. A obra é narrada por Laura, garota jovem e ingênua que mora com o pai e duas governantas em um castelo na Estíria (Áustria). Solitária e carente, Laura sonha em ter uma amiga íntima e esse desejo se realiza quando, por acontecimentos inesperados, a desconhecida Carmilla precisa ser acolhida pelos moradores do castelo. A amizade que nasce entre as duas é cheia de carinhos, desconfianças e acontecimentos estranhos que levam todos a suspeitar da nova hóspede.

A maldição do mar, de Shea Ernshaw | Galera Record

Sinopse: Quando corpos de garotos começam a aparecer no litoral da cidade de Sparrow, alguns moradores se perguntam se a antiga lenda sobre as bruxas vingativas seria verdade. Mas até onde essa caça às bruxas pode levar? Há dois séculos, três irmãs foram condenadas à morte por, supostamente, cometerem bruxaria. Pedras foram amarradas em seus tornozelos, e elas morreram afogadas nas águas profundas que margeiam a cidade. Agora, por um breve período de tempo – a cada dia primeiro de junho até o solstício de verão –, diz a lenda que as irmãs retornam, roubando os corpos de três meninas para que, por meio deles, possam buscar sua vingança, seduzindo e afogando meninos até a morte. Como muitos habitantes locais, Penny Talbot, conhece a lenda de cor. Mas, neste ano, quando a cidade se prepara para o anual retorno das irmãs, um rapaz desconhecido, Bo Carter, chega à cidade buscando suas próprias respostas. E Penny o acolhe. Mas quando corpos de meninos locais começam a aparecer no litoral, o clima de desconfiança e medo atinge a cidade, dando início a uma verdadeira caça às bruxas. A narrativa alterna, os eletrizantes eventos do presente com relatos do diário das jovens condenadas por bruxaria, resultando em um thriller sobrenatural inesquecível.