Adaptações que amamos e que fizeram sucesso

Adaptações que amamos e que fizeram sucesso
O Conto da Aia, Bridgerton, A Casa do Dragão e O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estão entre as adaptações de grande sucesso (Foto: Copyright Sophie Giraud/Hulu/Copyright 2021 Home Box Office, Inc. All rights reserved. HBO and related channels and service marks are the property of Home Box Office, Inc./Copyright LIAM DANIEL/NETFLIX/Copyright Matt Grace/Amazon Prime Video)

Quando um livro é classificado como best-seller, o próximo degrau do sucesso é definitivamente uma adaptação para o cinema ou para a televisão. Quando se trata de tornar real aquilo que é lido nas páginas dos livros, sabemos que os leitores podem ser muito exigentes no quanto a história é fiel e os personagens estão bem caracterizados.

Com isso em mente, trouxemos alguns exemplos de adaptações de livros para séries que estão fazendo muito sucesso nos streamings. Confira a seguir:

Elizabeth Moss em The Handmaid's Tale (Foto: Copyright Sophie Giraud/Hulu)

The Handmaid’s Tale (O conto da Aia)

Sinopse da série:The Handmaid's Tale (O conto da Aia) se passa em um futuro próximo, onde as taxas de fertilidade caem ao redor do mundo em consequência da poluição e de doenças sexualmente transmissíveis. O que um dia foi os Estados Unidos da América agora se chama República de Gillead, um governo totalitário cristão. A sociedade é organizada por líderes sedentos por poder com um regime militar, hierárquico e fanático, construído a partir de novas castas sociais. Nestas, as mulheres são brutalmente subjugadas e, por lei, não têm o direito de trabalhar, ter propriedades, controlar dinheiro ou até mesmo ler. A infertilidade resulta no recrutamento de poucas mulheres férteis — chamadas de aias — de acordo com uma interpretação extremista da bíblia. As aias são designadas para as casas da elite, onde devem se submeter aos seus mestres para engravidar e gerar filhos para eles e suas esposas”.

A distopia de Margaret Atwood, publicada em 1985, ganhou novas proporções ao ser adaptada para uma série de televisão, produzida pelo canal Hulu no ano de 2017. Criada por Bruce Miller, The Handmaid’s Tale conta com grandes nomes como Elizabeth Moss no papel de June Osborne/Offred, Joseph Fiennes como Comandante Fred Waterford, Yvonne Strahovski como Serena Waterford, Ann Dowd como Tia Lydia, Alexis Bledel como Emily/Ofglen e Madeline Brewer como Janine/Ofwarren.

A adaptação de O conto da aia é um sucesso de público e crítica. A primeira temporada teve muitas indicações ao Emmy de 2017, levando para casa as estatuetas de Melhor Série de Drama, Melhor Atriz em Série de Drama (Elizabeth Moss), Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama (Ann Dowd), Melhor Atriz Convidada em Série de Drama (Alexis Bledel), Melhor Direção em Série de Drama (Reed Morano) e Melhor Roteiro em Série de Drama (Bruce Miller).

A quinta temporada da série chegou aos streamings no dia 18 de setembro de 2022, mas, de acordo com a Variety, a sexta e última temporada ainda não tem previsão de lançamento. Para a além da série, o diretor Bruce Miller está produzindo The Testaments (Os testamentos, em português), um spin-off da franquia da autora Margaret Atwood também sem data de estreia.

O conto da aia está disponível na Skeelo Store em audiobook e e-book. Para adquiri-lo, é só clicar aqui. O spin-off Os testamentos também está disponível para compra.

Caitriona Balfe e Sam Heughan em Outlander (Foto: Copyright Starz)

Outlander

Sinopse da série: “Após anos separados pela Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall e seu marido Frank decidem viajar para a Escócia. Contudo, os dois são separados após Claire ser transportada para o ano de 1743, onde conhece o jovem Jamie Frasier e o Clã MacKenzie — grupo de escoceses perseguidos por soldados britânicos. Sabendo que a causa escocesa está fadada ao fracasso, Claire tenta alertá-los contra a rebelião. Contudo, o Clã suspeita que Claire é uma espiã, a mantendo como curandeira e a impedindo de voltar para seu próprio tempo”.

A série Outlander é inspirada nos romances de mesmo nome, escritos pela autora Diana Gabaldon. Desenvolvida por Ronald D. Moore, a série de televisão foi produzida pela Sony Pictures Television e estreou sua primeira temporada no ano de 2014, protagonizada por Caitriona Balfe no papel da enfermeira Claire e Sam Heughan como Jamie Frasier. A produção teve uma boa recepção da crítica e, atualmente, conta com 6 temporadas.

A sexta temporada, no entanto, passou por alguns contratempos devido à pandemia de Covid-19 e à gravidez de Caitriona Balfe. A sexta temporada de Outlander foi encerrada em abril de 2022 com apenas oito episódios. O ator Sam Heughan disse, em entrevistas recentes, que as filmagens dos episódios da sétima temporada devem encerrar apenas em 2023, e que não sabe quando a produção planeja transmitir estes episódios.

O primeiro tomo dos livros de Diana Gabaldon foi publicado em 1991 e, de acordo com a escritora, são dez volumes planejados. Todos os títulos da autora estão disponíveis na Skeelo Store, clique aqui para conferir. O nono livro, Go tell the bees that I’m gone, chegou às livrarias em 2021. Contudo, aqui no Brasil, Diga às abelhas que não estou mais aqui está em pré-venda e com lançamento programado para 20 de outubro de 2022.

Emma D'Arcy e Matt Damon em House of the Dragon (Foto: Copyright 2021 Home Box Office, Inc. All rights reserved. HBO and related channels and service marks are the property of Home Box Office, Inc.)

House of the Dragon (A Casa do Dragão)

Sinopse da série: “Quando o rei Viserys I é coroado como Rei de Westeros, ele declara sua única filha, Rhaenyra, como herdeira. Contudo, após a morte da primeira esposa, Viserys se casa com Alicent Hightower, com quem tem 4 filhos — dentre eles o menino Aegon II. Isso causa uma crise na linha de sucessão porque, afinal de contas, quem tem mais direito ao trono: Rhaenyra, herdeira declarada e fruto do primeiro casamento do rei, ou Aegon, filho do segundo casamento e homem? A série se passa 200 anos antes de Game of Thrones e tem como enredo a disputa de Rhaenyra e Aegon II pela posse do Trono de Ferro”.

A Casa do Dragão —  sobre a qual falamos anteriormente no Blog do Skeelo (você pode conferir clicando aqui) — foi inspirada no volume Fogo & Sangue, escrito pelo autor George R. R. Martin e disponível para compra na Skeelo Store. A série estreou em 21 de agosto de 2022 e foi um sucesso logo no primeiro episódio: nos Estados Unidos, a HBO atraiu quase 10 milhões de espectadores em suas plataformas para acompanhar a estreia.

Criada por Ryan J. Condal e George R. R. Martin e dirigida por Miguel Sapochnik, a série conta com atores como Paddy Considine, Matt Smith, Emma D’Arcy, Milly Alcock, Olivia Cooke, Emily Carey, Rhys Ifans e Steve Toussaint. A primeira temporada trouxe muitas críticas positivas e já tem a segunda temporada confirmada.

Para acompanhar o mais novo sucesso, o Skeelo fez uma coleção especial na Skeelo Store reunindo as obras de George R. R. Martin e J. R. R. Tolkien. Para conferir clique aqui.

Morfydd Clark em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Foto: Copyright Matt Grace/Amazon Prime Video)

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

Sinopse da série: “Antes da jornada de Frodo pela Terra-Média, a Segunda Era foi palco de diversas lendas heróicas. O drama épico que se passa milhares de anos antes de A Sociedade do Anel tem foco no momento da história em que grandes poderes foram forjados, reinos ascenderam e ruíram, heróis foram testados e tiveram a esperança quase aniquilada. Durante um momento de paz, novos e antigos personagens precisam enfrentar o ressurgimento do mal vindo das profundezas das Montanhas Sombrias”.

O segundo semestre de 2022 trouxe outro lançamento muito aguardado. O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder — também disponível em artigo aqui — estreou no mês de setembro, produzida com base na famosa trilogia de J. R. R. Tolkien. Desenvolvida por J. D. Payne e Patrick McKay e transmitida pelo Amazon Prime Video, a série se passa na Segunda Era da Terra-média — ou seja, antes da trilogia principal de O Senhor dos Anéis.

De acordo com informações divulgadas pela Amazon, a estreia da primeira temporada foi assistida por cerca de 25 milhões de espectadores em todo o mundo. A série conta com um elenco de peso e com muita representatividade, incluindo nomes como Robert Aramayo, Morfydd Clark, Ismael Cruz Córdova, Charles Edward, Benjamin Walker e Cynthia Addai-Robinson. Os dois primeiros episódios foram bem recebidos pela crítica e pelos fãs de Tolkien. A segunda temporada já está confirmada, porém ainda sem data de lançamento.

O elenco principal de Bridgerton (Foto: Copyright LIAM DANIEL/NETFLIX)

Bridgerton

Sinopse da série: “A série acompanha o mundo da alta sociedade britânica no período da Regência, contando as histórias dos irmãos Bridgerton em busca do amor, da felicidade e da aventura. Contada do ponto de vista de Lady Violet, seus quatro filhos e quatro filhas, o drama traz também a família Featheringtons, em um jogo de histórias cruzadas, desventuras e romance”.

A série Bridgerton é inspirada na coleção de livros de mesmo nome, escrita pela autora Julia Quinn e publicada entre 2000 e 2006. Ao todo, a história conta com 8 volumes, cada um responsável por narrar a história de um irmão específico. Todos os livros da autora estão disponíveis para compra na Skeelo Store, confira clicando aqui.

Em 2020, a primeira temporada chegou à Netflix criada por Chris Van Dusen e produzida por Shonda Rhimes. Para contar a história de Daphne Bridgerton e de Simon Basset, o Duque de Hastings, o elenco contava com Phoebe Dynevor, Regé-Jean Page, Ruth Gemmell, Jonathan Bailey, Nicola Coughlan, Andjoa Andoh, Golda Rosheuvel e Julie Andrews. A primeira temporada foi bem avaliada pela crítica e muito bem aceita pelo público, ganhando muitos fãs e sendo renovada para a segunda temporada.

Em março de 2022, a história de Anthony Bridgerton e Kate Sharma também foi elogiada, ainda que tenha recebido algumas críticas dos fãs. A terceira temporada foi confirmada logo após o final da segunda e já está em fase de produção.