Ano Novo: um livro para cada resolução

Ano Novo: um livro para cada resolução
O Blog do Skeelo separou 1 livro para cada resolução de Ano Novo (Foto: Adobe Stock / De ricka_kinamoto)

O Ano Novo traz muitos rituais populares: pular ondas para abrir caminhos, vestir branco para ter paz, comer lentilhas para obter fartura o ano inteiro, guardar sementes de romã na carteira para atrair prosperidade… Porém, com toda a certeza, a tradição mais clichê do Réveillon é definir metas e resoluções para o próximo ano (e, na maioria das vezes, nunca cumpri-las, não é mesmo?).

Mas essa história de não cumprir as metas está para acabar! Pensando em te ajudar a completar todos os seus projetos, o Blog do Skeelo montou uma lista de 5 resoluções clichês e 5 resoluções diferentes para realizar no seu 2023 - com dicas de livros para cada uma delas, claro!

5 resoluções clichês

Ter mais foco nas finanças e cuidar do dinheiro com mais responsabilidade

Essa é uma das resoluções mais comuns e mais importantes! Nos últimos anos, muitas pessoas começaram a procurar mais informações sobre como administrar o próprio dinheiro, fazendo surgir um interesse muito grande por saber como o mercado financeiro funciona.

  • Indicação de livro: Me poupe!, de Nathalia Arcuri.

Conhecida por ser a criadora do canal Me Poupe! no Youtube, a autora te ensinará como lidar com o seu próprio dinheiro, trazendo exemplos práticos, situações reais e exercícios. Além disso, você também poderá aprender como fazer uma renda extra e entender como se preparar financeiramente em casos de crises econômicas.

Fazer exercícios físicos

Após dois anos de isolamento social, o sedentarismo virou a realidade de muitos, o que pode ser algo extremamente prejudicial à saúde, não só física como mental. Se acrescentar exercícios físicos na sua rotina for uma meta para 2023, é bom estar preparado e informado!

Neste livro, as autoras irão te ajudar a criar uma rotina de exercícios para se movimentar cada vez mais. E não estamos falando sobre aquelas diárias exaustivas de academia. O assunto aqui é apenas mexer o corpo e estabelecer um tempo para cada treino, seja em parques, praças, trilha, lagoa ou praia.

Ter mais organização

A gente sabe que cada pessoa tem um jeito de lidar com a organização: alguns não conseguem fazer nada enquanto a casa não estiver brilhando, outros sabem lidar e se encontrar na própria “bagunça organizada”.

É impossível falar sobre organização sem falar de Marie Kondo, a grande responsável por desenvolver um método totalmente diferente de arrumar a casa. Baseando-se na técnica do descarte, a autora japonesa te ensina a organizar a casa de acordo com aquilo que mais te traz alegria.

O método já transformou não só a casa, mas a vida de muitas pessoas, porque carrega consigo uma lição muito importante: estar rodeado apenas daquilo que você ama.

Comer de forma saudável

A alimentação também é uma meta muito recorrente nas listas de resoluções de ano novo, mas ela pode ser uma cilada. Adquirir hábitos alimentares saudáveis não significa mergulhar de cabeça em dietas muito restritivas.

Neste livro, a autora procura trazer informações científicas e criar um guia inspirador para largar de vez as dietas e simplesmente comer bem, sem procurar atingir um padrão inalcançável imposto pela sociedade. “Um caminho simples para curar sua relação física, emocional e mental com os alimentos, viver uma vida saudável e aceitar o seu corpo como ele é.”

Priorizar a carreira

Claro que a vida profissional não pode ficar de fora nas metas de ano novo. É muito importante pensar sobre sua carreira e quais planos você tem para o seu futuro no mercado de trabalho.

Luciano propõe um tipo de pensamento que pode ser considerado assustador à primeira vista: se colocar em primeiro lugar. Essa atitude aparenta ser complicada quando se trata do mundo corporativo, mas o autor mostra como é fácil perceber que, na verdade, ser egoísta com sua carreira se trata de assumir o controle da sua vida profissional para obter resultados e perspectivas surpreendentes.

5 resoluções fora da caixa

Dar mais atenção para a saúde mental

Claro que é importante cuidar da saúde física, mas tem sido cada vez mais importante falar sobre dar atenção para a saúde mental e emocional. Em um mundo tão corrido, é mais do que primordial fazer uma pausa e refletir sobre como você se sente diante de tudo isso. Temos aquela constante sensação de que o tempo passa muito rápido e não vamos dar conta de tudo.

Neste livro, a jornalista Izabella Camargo fala sobre como ditar o ritmo da própria agenda, em busca de uma vida saudável e, acima de tudo, aproveitar um tempo de qualidade em meio ao caos.

Ouvir um audiobook

A meta de leitura não poderia ficar de fora! Com o dia a dia corrido, muitas pessoas acham difícil parar tudo o que estão fazendo (ou arranjar algum tempo livre) para sentar e ler um livro. Mas e se você tentasse outro tipo de leitura, como ouvir um audiobook?

Nem sempre estamos preparados para nos dar conta de que somos adultos e agora temos outras responsabilidades. O audiobook Adulta sim, madura nem sempre, narrado pela própria autora Camila Fremder, conta de forma bem humorada como é essa transição e como devemos aceitá-la de forma leve.

Viajar para um lugar inusitado

Viajar sempre exige um grande planejamento e, se essa é uma meta para 2023, você já sabe o que vem por aí: listas. Seja de compra de passagens, hotéis, alimentação, turismo e por aí vai. Mas, é claro, o primeiro passo é decidir para onde ir.

O livro de J. P. Cuenca é capaz de transportar o leitor para os lugares mais inesperados: de uma manifestação de rua em Paris a um mosteiro budista em Hong Kong. As crônicas do autor prometem observações muito delicadas e cheias de revelações.

Aprender novos tipos de culinária

Se você está aprendendo a cozinhar ou quer aperfeiçoar suas técnicas, nada melhor do que aprender receitas diferentes. Seja por diversão ou por profissionalismo, não importa, conhecimento e curiosidade nunca são demais!

A chef compartilha mais de noventa receitas responsáveis pelo sucesso de seu restaurante. Além disso, a Paola conta relatos de sua experiência e de sua vida de maneira natural e espontânea.

Aprender uma nova linguagem: que tal PROGRAMAÇÃO?

É sempre muito importante aprender coisas novas. Se uma das suas metas é fazer algo bem diferente, aprender programação é algo bem inovador.

Com uma linguagem simples e prática, esse livro te ajudará a aprender os conceitos de HTML, usando apenas um navegador e editor de textos. É um ótimo primeiro passo para entrar no mundo da programação.