Coluna Leia Mulheres: Desafio de leitura para 2023

Coluna Leia Mulheres: Desafio de leitura para 2023
Coluna Leia Mulheres traz um desafio de leitura inédito para 2023 (Foto: Adobe Stock / De V.R.Murralinath)

Final de ano é época de listas e planos literários. Começamos a contar quais tipos de livros lemos, número de páginas, de gêneros e afins. Para acompanhar esse momento, nós do Leia Mulheres sempre criamos um desafio para o ano seguinte.

A ideia é simples: a cada mês, colocamos uma categoria para que as pessoas encontrem livros dentro delas. Não é preciso seguir a ordem dos meses ou coisa do gênero,  o objetivo é que as pessoas leiam mais mulheres e pesquisem e conheçam mais autoras e editoras. O desafio de 2023 é ainda mais especial nesse sentido: resolvemos que todas as categorias devem ser preenchidas por autoras brasileiras.

Temos muitas autoras e editoras com o catálogo dedicado exclusivamente à literatura produzida por mulheres, além de milhares de escritoras maravilhosas a serem descobertas. Optamos por colocar alguns temas específicos como a ditadura, por exemplo, para que possamos entender melhor a história do nosso país.

Também colocamos um livro de ficção científica, esse gênero tão dominado por homens. Vimos algumas pessoas comentando que não conheciam muitas obras no tema, mas a nossa intenção é justamente essa — tirar as pessoas do conforto literário. É muito fácil ficar de olho no catálogo de uma única editora e ver o que sai por lá. Mas e as outras tantas casas editoriais? E as independentes? E as autoras independentes?

Por isso, gostaríamos de estender o convite do desafio a vocês! Que tal se desafiar um pouco e conhecer novos mundos literários em 2023?