Como organizar suas leituras para 2023

Como organizar suas leituras para 2023
Confira algumas dicas para organizar as leituras em 2023 (Foto: Adobe Stock / De Ivan Kurmyshov)

Quando o mês de dezembro se aproxima, um dos maiores costumes é definir metas a serem cumpridas no próximo ano. Um desses objetivos, geralmente, é o de adquirir o hábito da leitura.

Caso esse seja um desejo seu, o Blog do Skeelo vai te dar algumas dicas para realizar seu propósito.

Faça uma lista

O primeiro passo é definir quais livros você tem vontade de ler. Uma lista ajuda muito na hora de tomar essa decisão. Não precisa ser nada muito longo: comece com cinco livros e vá aumentando com o tempo. Pode ser no papel ou no bloco de notas do celular.

Defina uma quantidade de páginas por dia

A leitura é um hábito, e como tal, precisa de uma frequência diária. Por isso, é importante definir um horário para a leitura e um número de páginas para ler por dia. Isso pode ajudar na hora de criar essa frequência.

Faça um diário de leitura

Muitas pessoas gostam de comentar os capítulos dos livros conforme a leitura vai se desenvolvendo. Isso ajuda a manter um ritmo e a continuar evoluindo. Além disso, você poderá fazer uma retrospectiva dos livros que leu ao longo do ano, quais histórias te marcaram e perceber o quanto você evoluiu na sua meta!

Avalie o livro quando terminar de ler

Além da ideia do diário, a avaliação da leitura é muito importante para definir o que você achou do livro, se gostou ou não e os motivos. Fazer uma resenha dando a sua opinião também pode te ajudar a querer ler mais.

Respeite o seu próprio tempo

A primeira coisa que você deve fazer é respeitar o seu ritmo de leitura e evitar comparações com pessoas que já têm esse hábito. Lembre-se: isso não é uma competição. Busque focar em você e no seu objetivo.

Conheça o Skeelo Planner de Leituras 2023

Sempre buscando inovar e transformar a vida através da leitura, o Skeelo trouxe mais uma novidade neste fim de 2022: o Planner de Leituras 2023.

Com o objetivo de organizar e acompanhar suas leituras ao longo do ano, o planner permite que você faça uma lista de desejos, publique resenhas e faça comentários sobre os livros lidos no próximo ano. Além disso, também é possível avaliar os livros com nozes!

Para usar, é super simples:

  1. Crie uma conta no Notion (https://www.notion.so/);
  2. Acesse o link clicando aqui;
  3. No topo da página, crie em "Duplicate";
  4. Pronto! Você já tem o seu próprio planner literário!

Não deixe de divulgar e compartilhar nas redes sociais marcando o Skeelo. Vamos adorar ver a evolução das suas leituras!