É Carnaval! Confira 8 dicas de livros para ler no feriado

O Carnaval chegou e está na hora de aproveitar! Existem aqueles que preferem ir a bloquinhos, os que desfilam em escolas de samba, tem o grupo dos que escolhem viajar e ainda dos que preferem ficar em casa. Seja qual for a opção, o Blog Skeelo tem 8 dicas de livros temáticos para te acompanhar nessa grande festa brasileira.

E tem mais: nossa promoção de Carnaval na Loja Skeelo está valendo até o dia 28 de fevereiro! Para conferir os descontos imperdíveis, clique aqui.

Romances para ler no Carnaval

Carnaval, de Luiza Trigo | Rocco

Sinopse: Carnaval com as primas no Recife: praias, música, amigos, sol, diversão… A receita ideal para Gabriela curar a dor de cotovelo depois de ver o ex-namorado beijando uma garota. Para falar a verdade, ela nem gostava mais dele, e era capaz de enumerar seus defeitos sem pestanejar; mas vê-lo assim aos beijos mexeu com o coração da menina.

Decidida a esquecer o ex de uma vez, Gabi faz as malas e deixa o Rio para uma semana de muita curtição no Nordeste. Ela só não contava com a possibilidade de se apaixonar de verdade em pleno Carnaval!

Escrito pela carioca Luiza Trigo, Carnaval conta a história de Gabi, Felipe, Pedro, Juju e Bel, e de um Carnaval inesquecível emoldurado pelas belezas de Pernambuco. Em meio a festas animadas, shows, esticadas até Porto de Galinhas e deliciosos mergulhos e banhos de piscina, Gabi acaba se envolvendo com Pedro, um garoto super fofo e gente boa. Mas quem vai mexer de verdade com o coração da menina é Felipe, pena que ele não esteja solteiro… Apesar das confusões à vista, a química entre Gabi e Felipe é mais forte, e os dois vivem um intenso amor de carnaval. Mas será que esse amor tem chances de sobreviver ao tempo e à distância, quando a quarta-feira de cinzas chegar, e com ela os últimos dias da viagem de Gabi?

Amor em cores, de Bolu Babalola | Harlequin

Sinopse: Uma deusa dos rios está cansada do namorado egocêntrico e anseia por alguém que a veja como ela é. Uma rainha do submundo precisa defender seu território, mesmo diante de um inimigo sem igual. Uma pop star quer encontrar o próprio caminho, e sua primeira parada é uma pousada no meio do nada. Uma jovem universitária só quer passar de semestre, mas o vizinho e sua música alta não estão colaborando.

Nesta antologia extraordinária de contos românticos, a escritora nigeriana-britânica Bolu Babalola reconta as mais variadas histórias de amor de diferentes culturas — de africanas, iorubás e mitos gregos a relatos antigos do Oriente Médio —, com uma linguagem moderna e valores atuais. Vemos Oxum como uma campeã de natação, o Cupido em um cargo de relações públicas, Nefertiti como dona de um infame clube noturno, e visitamos desde um dormitório estudantil até uma vila escondida no meio do Mali.

Estejam eles arrebatados pela paixão do primeiro amor, conscientes de que o amor-próprio deve vir antes de uma conexão romântica ou tentando achar seu lugar no mundo, os personagens destes treze contos modernos e vibrantes encaram a emoção mais complexa que podemos sentir e tentam capturar sua essência. Em uma viagem pelo mundo para além do eurocentrismo por meio de histórias curtas, Bolu nos apresenta diversos pontos de vista e nos mostra como a paleta do amor é mais colorida do que poderíamos imaginar. Afinal, nas palavras da própria autora: “O amor enriquece o mundo em que vivemos. O amor é terno, experimental, brutal e corajoso. É uma bagunça, é mágico!”.

Mensageira da sorte, de Fernanda Nia | Plataforma21

Sinopse: Em pleno Carnaval carioca, durante uma confusão em um protesto contra a AlCorp, Sam passa a ser uma mensageira temporária no Departamento de Correção de Sorte, uma organização extranatural secreta incumbida de nivelar o azar na vida das pessoas. Para manter esse equilíbrio, os mensageiros devem distribuir presságios de sorte para alguns escolhidos. E o primeiro “cliente” de Sam é justamente o seu novo vizinho e colega de classe, Leandro. O garoto é um youtuber em ascensão e a ajuda dela, na forma de uma mensagem sobre nada menos que paçoca, o impulsiona a fazer um vídeo que o levará para o auge da fama.

O que Sam não sabe é que Leandro também é engajado nos protestos contra a corrupção da AlCorp, sem se preocupar com os riscos que possa correr ou com as chances que tem dado ao azar, e a garota se vê obrigada a usar a sorte do Destino para protegê-lo.

Perdida entre seus sentimentos por Leandro e a culpa pela morte de seu pai, Sam começa a compreender a linha tênue entre o livre-arbítrio e o acaso. Com uma boa dose de sarcasmo, ela embarca na dura jornada para desmascarar o que está deteriorando o sistema da Justiça, tanto a natural quanto a extranatural. Em meio a uma rede de intriga, corrupção e poder, a mensageira da sorte precisará fazer as pazes com o passado e lutar até o fim para que a balança do Destino se equilibre outra vez.

Livros para aprender sobre o Carnaval

Curtindo samba, de Alexandre Petillo | Belas-Letras

Sinopse: Você vai ouvir samba de um novo jeito depois de ler este livro. Estão reunidas nesta obra as origens e as curiosidades deste gênero musical nascido no Brasil, além de uma playlists especial para você entender e curtir de verdade o nosso som onde você estiver.

Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro, de Roberto Moura | Todavia

Sinopse: Roberto Moura discute a gênese do samba, retratando o indivíduo escravizado em busca de meios de convívio e organização religiosa em um contexto de segregação e opressão. A protagonista é Tia Ciata, figura emblemática entre os negros baianos que migraram para o Rio de Janeiro. Sua casa na praça Onze, sede de festejos que duravam dias, sempre abertos a toda gente, tornou-se ponto de encontro de músicos pioneiros como Pixinguinha, Heitor dos Prazeres e Donga.

Orixás no terreiro sagrado do samba, de Claudia Alexandre | Fundamentos de Axé

Sinopse: Neste livro, a jornalista Claudia Alexandre, a partir de um olhar “desfragmentado” e “devidamente autorizada”, apresenta o resultado de sua pesquisa sobre duas manifestações culturais que dialogam entre si e que ajudaram a formar o que hoje entendemos como nossa identidade nacional: o samba e as religiões de matrizes afro-brasileiras.

Para tanto, a autora adentrou a encruzilhada da Vai-Vai – um território negro paulistano onde reinam Exu, o orixá mensageiro, e Ogum, o guerreiro – e encontrou um terreiro que as televisões são incapazes de registrar! A presença do povo preto em seu dia a dia, desde a fundação da escola; o pavilhão preto e branco, com ramos de café e uma coroa de rei; o surdo de primeira, uma divindade que dá o ritmo na avenida; o toque para os orixás e as procissões que embalam as ruas do bairro; os altares para os santos das macumbas; o pai de santo e o quarto de Exu e Ogum. Nesse terreiro, nada está separado e não existe a dicotomia “sagrado x profano”, mas uma forte conexão com os valores ancestrais.

A partir desta obra – fruto da dissertação de mestrado em Ciência das Religiões da autora – o leitor perceberá o quanto as histórias dessas duas expressões culturais estão potentemente ligadas, uma vez que o carnaval negro não pode ser concebido sem a presença dos cultos ancestrais.

Ainda que, ao longo do tempo, tenha ocorrido uma tentativa de apagamento de sua origem e, principalmente, da presença do negro e de suas religiões na indústria cultural e na história do samba e das escolas de samba, Claudia busca resgatar uma forma ancestral de perceber o mundo e religar esses universos ao ambiente acadêmico, revisitando acervos das experiências negro-africanas em diáspora e buscando caminhos para (re)escrever a História do Brasil. Aqui, a africanidade se (re)compõe para continuar desafiando as narrativas que insistem em colocar samba de um lado e orixás de outro. Sambando a gente reza; rezando a gente samba!

Escolas de samba do Rio de Janeiro, de Sérgio Cabral | Lazuli

Sinopse: Neste livro, Sérgio Cabral traz um cuidadoso levantamento da história das escolas de samba do Rio de Janeiro desde as suas origens, com detalhes sobre o papel dos sambistas pioneiros e o desenvolvimento das escolas: do preconceito e das perseguições policiais até se tornarem protagonistas do chamado maior espetáculo da terra. O livro traz entrevistas com alguns personagens marcantes do samba como Ismael Silva, Bide, Cartola, Carlos Cachaça, Raul Marques, Candeia, Martinho da Vila, Fernando Pamplona e outros. Traz também todos os resultados dos desfiles desde 1932 até 2011.

O rapto do Galo, de Fabiana Karla | Rocco

Sinopse: Às vésperas do Carnaval, o Galo da Madrugada desaparece. O rapto do símbolo do bloco pernambucano, que arrasta mais de dois milhões de pessoas todos os anos pelas ruas do Recife, é o ponto de partida para a preciosa homenagem de Fabiana Karla ao folclore de sua terra natal.

Em sua estreia na literatura, a atriz e comediante compõe um cordel contemporâneo enriquecido com as xilogravuras e os retalhos de chita de Rosinha, premiada ilustradora, também pernambucana, vencedora do Prêmio Jabuti. Após o sumiço do Galo na Ponte Duarte Coelho, o Momo se recusa a abrir o Carnaval. Mesmo com as ruas enfeitadas, o povo fantasiado e o frevo tocando, a festa é suspensa. Todos se juntam para procurá-lo. O cortejo do Maracatu vai a Olinda falar com o Homem da Meia-Noite e a Mulher do Dia, e passa por Caruaru para colher mais informações com os bonecos de barro do mestre Vitalino. Com medo do Papa-Figo, os Caboclos de Lança pensam em desistir. Até que o Cirandeiro tem um plano infalível.

Com a mesma leveza e o humor que caracterizam seu trabalho como atriz, Fabiana Karla recupera a tradição oral nordestina e transporta os pequenos leitores para um delicioso desfile de personagens e cores. Ao som do coco, da ciranda e do frevo Vassourinhas, O rapto do Galo apresenta as histórias que Fabiana ouviu da avó, Zulmira, e a riqueza do folclore pernambucano, dissecado em um glossário sobre ritmos, artistas e costumes populares.

Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.

Enredos literários: autores e livros homenageados no sambódromo!

Clube do Livro Skeelo + Naci: saiba qual é o segundo livro de 2023

The White Lotus: descubra os livros citados na minissérie

Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.

Deixe uma resposta