Flip: 20ª edição

Flip: 20ª edição
Paraty recebe a 20ª edição da Flip

A Festa Literária Internacional de Paraty — a mais importante da América do Sul — acontece desde 2003 na histórica e fluminense cidade de Paraty. Idealizada pela editora inglesa Liz Calder, uma das responsáveis por lançar J. K. Rowling e fundar a editora Bloomsbury, a Flip foi baseada em festivais internacionais e é recheada de oficinas, palestras e discussões em casas históricas espalhadas pela cidade litorânea, contando também com uma programação para crianças (Flipinha) e jovens (Flipzona). É uma verdadeira celebração ao mundo editorial, que recebe profissionais e amantes da literatura, sendo um importante movimento para o turismo na cidade.

Anualmente, um autor distinto é homenageado pelo evento, recebendo mesas centradas em suas obras, além de atividades extras que acontecem nos meses antecessores à realização do evento a fim de aprofundar a pesquisa sobre o impacto que o homenageado teve na sociedade.

A escolhida da 20ª edição é Maria Firmina dos Reis, autora do clássico Úrsula — disponível no Skeelo —, que inaugurou o romance abolicionista no Brasil. Nascida no Maranhão, especula-se que, em 1822, Maria também foi educadora, e sua obra testemunha a realidade do país da época, transgredindo a produção literária daquele tempo, majoritariamente branco e masculino. A autora faleceu em 1917, sem prestígios por sua contribuição à literatura do Brasil. Foi apenas em 1970 que sua obra acabou resgatada por pesquisadores, ganhando mais força nos últimos anos.

Os destaques na programação oficial são a Mesa 14: Diamante Rubro, que conta com a presença de Annie Ernaux (O lugar), vencedora do Prêmio Nobel da Literatura, no dia 26 às 15h; a Mesa 17: Palavra Livre, de Lázaro Ramos (Na minha pele), com as poetas Alice Neto de Sousa e Midria Pereira, que acontecerá no dia 26 à 20h30; e a Mesa 18: O brando leque do gentil palmar, com a autora cubana Teresa Cárdenas (Cachorro velho) e a pernambucana Cida Pedrosa (Araras vermelhas), às 10h do dia 27.

Além da programação oficial, a Casa Publishnews traz o mundo do livro digital para os profissionais do mercado com a mesa Tecnologia e inovação no mercado editorial: tendências e oportunidades que acontecerá no dia 23 às 16h30 com André Palme (Skeelo), Camila Cabete (Árvore), Emerson Frigerio (Literarius) e Cinthya Müller (Planeta), mediados por Eduardo Cunha (Bookinfo). E claro que não poderia faltar um bate-papo sobre os audiobooks na programação, que estará presente em um encontro mediado por Fábio Uehara (TocaLivros) e que conta com Chico Felitti (A mulher da casa abandonada), Claudia Esteves (Audible) e Antonio Hermida (Bookwire).

A 20ª Festa Literária Internacional de Paraty acontece de 23 a 27 de novembro de 2022 com atividades espalhadas pelo centro da cidade, que já está se preparando e se revitalizando para celebrar o 20º aniversário do evento. Nesta edição, a Flip conta com o apoio do Skeelo.

Confira a lista especial de livros que preparamos para você entrar no espírito da maior festa literária do Brasil!