House of the Dragon: o que podemos esperar da nova adaptação?

House of the Dragon: o que podemos esperar da nova adaptação?
A Casa do Dragão é a nova série adaptada das obras de George R.R. Martin (Foto: Reprodução / Instagram @hbomaxbr)

Além de trazer muita revolta e frustração, o final insatisfatório e polêmico da série Game of Thrones, transmitida pela HBO em maio de 2019, deixou uma pergunta pairando na cabeça dos fãs da saga: será que a obra de um autor consagrado como George R. R. Martin teria mais oportunidades dentro da cultura pop ou aquele fim fatídico estragou todas as chances de novas adaptações?

Anos mais tarde, a pergunta foi respondida com uma notícia que deixou todos muito surpresos: o lançamento da série que contará parte da história da Casa Targaryen, imortalizada pela personagem Daenerys, conhecida como “A Mãe de Dragões” e interpretada por Emilia Clarke em Game of Thrones, foi confirmado.

No domingo, 21 de agosto, a estreia de A Casa do Dragão (House of the Dragon, título original) na HBO será o evento mais aguardado pelos fãs de fantasia e, claro, de As Crônicas de Gelo e Fogo.

George R. R. Martin é autor da franquia de cinco livros publicados até o momento: A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões. De acordo com o escritor, ainda restam dois livros para o fim da saga, mas ambos seguem sem data de publicação. Todos esses títulos estão disponíveis para compra na Skeelo Store, tanto em ebook quanto em audiobook.

As notícias, trailers, divulgações e entrevistas geraram muita expectativa no público, que aguarda ansiosamente uma adaptação fiel e bom desenvolvimento de uma parte da história já publicada nos livros.

Qual será a história contada na nova série?

Além dos livros mencionados anteriormente, George R. R. Martin publicou o título Fogo & Sangue, que conta a história da família Targaryen desde Aegon, o Conquistador. A história escolhida para iniciar a série A Casa do Dragão é conhecida como “A Dança dos Dragões”. É importante mencionar que não é preciso ter assistido Game of Thrones para acompanhar a nova adaptação, já que a história se passa 200 anos antes da série.

Quando o rei Viserys I é coroado como Rei de Westeros, ele declara sua única filha, Rhaenyra, como herdeira — já que ele não tem filhos homens. Contudo, após a morte da primeira esposa, Viserys se casa com Alicent Hightower, com quem tem 4 filhos — dentre eles o menino Aegon. Isso causa uma crise na linha de sucessão porque, afinal de contas, quem tem mais direito ao trono: Rhaenyra, herdeira declarada e fruto do primeiro casamento do rei, ou Aegon, filho do segundo casamento e homem? Quando Viserys morre, Alicent convoca seus aliados para coroar o filho como Rei dos Sete Reinos. A notícia chega em Rhaenyra, que se prepara para lutar pela coroa. Assim temos o início da Dança dos Dragões que, de acordo com os livros, foi a maior guerra que Westeros já viveu.

Por que é chamado de Dança dos Dragões?

No universo de As Crônicas de Gelo e Fogo, a Casa Targaryen é conhecida por ser uma grande domadora de dragões. Durante o conflito, é sabido que existiam mais de 20 dessas criaturas que lutaram na guerra junto de seus senhores. Cada dragão tem uma particularidade, seja em suas cores diferentes e na presença de chifres. Alguns dos dragões mais importantes na guerra são: Syrax, Caraxes, Vhagar, Meleys e Sunfyre.

O conflito entre Rhaenyra Targaryen e Alicent Hightower ficou conhecido como "A Dança dos Dragões" (Foto: Reprodução / Instagram @hbomaxbr)

O que podemos esperar da nova adaptação?

Até o momento, os trailers trouxeram muita expectativa sobre a série. A grande maioria dos fãs, mesmo decepcionados com o final de Game of Thrones, parece estar disposta a dar uma chance à adaptação de A Casa do Dragão.

Durante a San Diego Comic Con 2022, George R. R. Martin disse que assistiu a 9 dos 10 episódios feitos, e elogiou muito a produção da série, afirmando que fizeram um ótimo trabalho. A Casa do Dragão tem como showrunners Ryan Condal e Miguel Sapochnik. O elenco principal conta com atores como Matt Smith, Milly Alcock, Emma D’Arcy, Olivia Cooke, Paddy Considine e Steve Toussaint.