Paulo Coelho comemora 75 anos com audiobook narrado por Beth Goulart

Paulo Coelho comemora 75 anos com audiobook narrado por Beth Goulart
Paulo Coelho está comemorando 75 anos (Foto: Reprodução / Twitter @paulocoelho)

No dia 24 de agosto de 2022 Paulo Coelho completa 75 anos. O autor carioca possui 21 obras publicadas em mais de 80 idiomas e é um dos mais influentes da literatura brasileira, ocupando a cadeira número 21 da Academia Brasileira de Letras.

Música, repressão e violência

Além de escrever livros muito consagrados, Paulo Coelho também participou de produções musicais compondo com Raul Seixas e contribuindo em letras de canções de artistas como Rita Lee e Roberto Menescal. Ativo no cenário cultural brasileiro, foi detido duas vezes durante o regime militar pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) - órgão de repressão aos opositores do governo.

No Brasil de outrora, principalmente durante o regime militar , jovens que se dedicavam às artes eram mal vistos pela sociedade. Muitos pais internavam arbitrariamente os filhos em hospitais psiquiátricos, sujeitos a choque elétricos por não se encaixarem nos ditames da época. Paulo Coelho foi um desses jovens, que por diversas vezes retornou à internação, e essa situação o fez questionar a vontade de ser um artista.

Mais tarde, essa vivência traumática foi retratada no livro Veronika decide morrer, publicado em 1998. A saúde mental virou pauta nacional e, em janeiro de 1999, o então senador Eduardo Suplicy leu trechos do livro na aprovação da lei que proíbe as internações desnecessárias em território nacional.

O primeiro best-seller de Paulo Coelho foi o livro "O Diário de um Mago" (Foto: Reprodução / Twitter @paulocoelho)

A jornada que mudou a vida do autor

Seu primeiro best-seller foi o livro O diário de um mago, que narra sua peregrinação no Caminho de Santiago de Compostela, localizado na Espanha, com reflexões acerca de sua jornada. A experiência foi decisiva para a carreira do autor, que desde a adolescência sonhou em ser escritor: além de servir como inspiração para suas obras, também o impulsionou a ter a arte como profissão.

O título aborda com afinco a vivência transcendental que Paulo Coelho teve no Caminho de Santiago de Compostela, o que levou diversos leitores a visitarem o local, movimentando o turismo da região. A Espanha condecorou o autor com a medalha de Oro de Galicia, e a prefeitura o homenageou batizando uma das ruas da cidade com o seu nome.

Em 2022 completam-se 35 anos da publicação do título e, em comemoração, a obra ganha uma versão em audiobook narrada por Beth Goulart, produzido pelo Skeelo e publicado pela agência Sant Jordi Associados, acompanhada de uma carta ao leitor exclusiva assinada pelo autor e disponível somente no aplicativo do Skeelo.

Filme de Paulo Coelho

O maior sucesso de Paulo Coelho, O Alquimista, também está disponível no Skeelo, e esteve por 650 semanas consecutivas na lista de mais vendidos do USA Today só neste ano. Em 2021 foi anunciada a produção cinematográfica do título, que será protagonizada pelo autor inglês Sebastian de Souza.

Conheça a obra deste importante autor da literatura contemporânea brasileira que está disponível na Skeelo Store.