Proclamação da Independência do Brasil: por que é importante saber sobre a data?

Proclamação da Independência do Brasil: por que é importante saber sobre a data?
Proclamação da Independência do Brasil
Sessão do Conselho de Estado (1922), de Georgina de Albuquerque

O dia 7 de setembro é um dos maiores marcos na história do Brasil. Nesta mesma data, no ano de 1822, Dom Pedro I declarou a independência do país às margens do Rio Ipiranga. A partir deste evento, o Brasil se tornaria uma monarquia com a coroação de Dom Pedro.

É muito importante estudar sobre a história do país e, principalmente, como alguns eventos aconteceram para nos mantermos cada vez mais informados. No Skeelo, você encontra diversos e-books e audiobooks acerca do assunto — como a trilogia Escravidão, escrita por Laurentino Gomes. Escravidão I e Escravidão II estão disponíveis nos dois formatos, enquanto Escravidão III está disponível apenas em e-book. Todos os volumes também podem ser adquiridos em texto na Skeelo Store.

O contexto histórico

Como é dito sobre a história do país, a Independência do Brasil está diretamente ligada à vinda da família real portuguesa para o país em 1808 (ano em que ocorreu a invasão da França em Portugal).

Apesar das mudanças feitas por D. João VI — rei de Portugal — na expectativa e intenção de modernizar o país, muitos levantes aconteceram para demonstrar a insatisfação da população brasileira, como é o caso da Revolução Pernambucana de 1817.

O estopim da independência do Brasil aconteceu em 1820, com a Revolução Liberal do Porto em Portugal. Uma grande crise político-econômica ocorreu no país com a invasão francesa, e a burguesia portuguesa estava revoltada com a liberdade econômica do Brasil, conquistada pelas mudanças de D. João VI.

Pressionado pelos acontecimentos do país, D. João VI resolveu retornar para Portugal em abril de 1821, tornando Pedro de Alcântara — futuramente Dom Pedro I — regente do Brasil.

A independência

Durante o comando de D. Pedro I, as cortes portuguesas exigiram que o príncipe regente voltasse para Portugal, o que gerou insatisfação na população brasileira.

Em janeiro de 1822, Dom Pedro declarou sua estada no Brasil, e a data ficou conhecida como "O Dia do Fico". Com a influência de Maria Leopoldina, sua esposa, e José Bonifácio, a independência do Brasil começava a tomar forma.

O rompimento com Portugal ficava cada vez mais claro através dos decretos aprovados no Brasil. Em junho de 1822, foi convocada uma eleição para compor uma Assembleia Constituinte no país. Em agosto, chegaram ordens de Lisboa que exigiam o retorno imediato de Dom Pedro para Portugal. Essas ordens foram o suficiente para convencer a todos da urgência em romper relações com Portugal. Então, no dia 2 de setembro, Leopoldina convocou uma sessão extraordinária para solicitar o envio de uma declaração de independência para Dom Pedro em São Paulo.

Assim, Dom Pedro I leu todas as notícias e confirmou a independência do país às margens do Rio Ipiranga.

Para estudar e aprender mais

Confira algumas dicas separadas pelo Skeelo para aprimorar ainda mais seu conhecimento sobre a história do Brasil.

A viagem do descobrimento: um olhar sobre a expedição de Cabral

A viagem do descobrimento: um olhar sobre a expedição de Cabral, de Eduardo Bueno

Sinopse: A viagem do descobrimento, primeiro volume da coleção Brasilis, revisita os momentos inaugurais da história do nosso país descrevendo-os como a grande aventura que de fato foram. A partir de cartas, documentos e crônicas da época, assim como estudos de historiadores consagrados, o jornalista e escritor Eduardo Bueno narra com riqueza de detalhes a trajetória de homens que venceram seus limites em busca de um novo mundo.

101 brasileiros que fizeram história

101 brasileiros que fizeram história, de Jorge Caldeira

Sinopse: Você vai conhecer os grandes construtores do Brasil. Desde o primeiro homem a desembarcar de um navio, em 1500, e conviver com os habitantes da floresta tropical, até figuras notáveis dos dias de hoje que empreenderam o desafio de viver na primeira sociedade multi­étnica do planeta. Fizeram uma grande história. Uma leitura surpreendente e imperdível.

Se liga nessa história do Brasil

Se liga nessa história do Brasil, de Ary Neto e Walter Solla

Sinopse: Em Se liga nessa história do Brasil, os professores Walter Solla e Ary Neto abordam de forma leve e bem-humorada a história do Brasil sem papas na língua. Dos índios nativos ao "descobrimento", da colônia à economia do açúcar, da escravidão às revoltas nativistas, da família real à Independência, da proclamação da República aos dias atuais. Nada escapa ao olhar dos criadores do Se Liga Nessa História, multiplataforma de ensino com mais de 900 mil inscritos no YouTube. Fruto de intensa pesquisa, este livro possui uma narrativa ágil e envolvente sobre um país doido, repleto de tretas e personagens mirabolantes que mais parecem extraídos de uma obra de ficção. Nunca foi tão importante entender a história do nosso país como agora.

A independência do Brasil em foco: história, cultura e instituições

A independência do Brasil em foco: História, Cultura e Instituições, de Flavio José Gomes Cabral

Sinopse: A independência do Brasil em foco: história, cultura e construção, é uma análise sobre o processo de independência ocorrido no Brasil, assim como a complexidade desse acontecimento, baseando-se na influência e poder das antigas províncias que se constituíram no período do Oitocentos. Desse modo, a análise presente nesta obra, busca entender o processo de formação do Estado Nacional, considerando enfoques como cultura, política, meio ambiente, entre outras coisas.

Os sete da independência

Os sete da independência, de Gustavo Penna

Sinopse: Independência ou morte! Um momento decisivo na história do Brasil. Mas este foi apenas um momento, eternizado em marcantes obras de arte. O que aconteceu antes daquele dia em que Dom Pedro I declarou a independência? Quem foram os personagens históricos envolvidos? Com base no famoso quadro "Independência ou morte", de Pedro Américo, o autor Gustavo Penna resolveu investigar a trajetória de sete indivíduos intimamente envolvidos no processo de independência do nosso país para recriar a história de como o Brasil resolveu se separar de Portugal, há quase 200 anos atrás. O resultado é este livro que mistura ficção, imaginação e fatos históricos de um jeito inteligente e muito convidativo.

Para conferir mais títulos sobre o assunto, clique aqui.