Isabel Allende: conheça a autora que fez o mundo se emocionar com suas obras

Isabel Allende é uma das escritoras mais renomadas do mundo. Hoje, dia 2 de agosto, ela completa 81 anos e segue publicando livros de sucesso, como seu último lançamento O Vento Sabe Meu Nome.

Autora de obras como A Casa dos Espíritos, Paula, Longa Pétala de Mar e muitos outros livros de sucesso, Isabel tem uma carreira literária impecável e uma história de vida inspiradora.

Quem é Isabel Allende?

Isabel Allende Llona nasceu em Lima, capital do Peru. Thomás Allende, seu pai, era diplomata do país e a mãe, Francisca Llona, era dona de casa. Com a separação dos pais em 1945, Isabel e os irmãos voltaram para Santiago, no Chile, onde passaram boa parte da juventude.

Em 1953, a mãe de Isabel casou-se pela segunda vez e a família foi morar na Bolívia. Lá, Isabel entrou em uma escola americana, porém, logo em seguida, mudaram-se para o Líbano, onde iniciou os estudos em uma escola inglesa.

Em 1958, Isabel retornou a Santiago para iniciar o curso de jornalismo e, em 1960, entrou para a seção chilena da ONU com o objetivo de melhorar o nível de vida da população carente. Dois anos depois, casou-se com Miguel Frias e teve dois filhos, Paula e Nicolás.

Em 1967, Isabel iniciou sua carreira como autora de artigos em uma revista feminina e também em uma revista infantil. Em 1970, passou a apresentar um programa de entrevistas na televisão.

No ano de 1973, após o acontecimento do golpe militar que depôs o presidente Salvador Allende, tio de Isabel, a família precisou deixar o país, refugiando-se em Caracas, na Venezuela.

O primeiro grande sucesso: A Casa dos Espíritos

Um fato muito curioso sobre este livro é que ele começou a ser escrito no dia 8 de janeiro de 1981, dia em que Isabel recebeu a notícia de que seu avô estava muito doente. Ela começou a escrever uma carta para ele, já que não podia retornar ao Chile. Esta carta, que foi escrita para alguém que era visto como uma figura paterna, foi o pontapé inicial para o livro A Casa dos Espíritos. Desde então, todo dia 8 de janeiro, Isabel começa a escrever um livro novo.

Totalmente baseado nas lembranças da infância e da juventude no Chile com os avós e os tios, o livro conta a história da família Trueba que, além de lidar com conflitos internos familiares, passam por uma transformação dramática durante um período sangrento da história do país.

Publicado em 1982, o livro se tornou um best-seller na América do Sul e na Europa, consagrando Isabel Allende. Onze anos mais tarde, a obra foi adaptada para o cinema, estrelando nomes como Meryl Streep, Glenn Close, Winona Ryder e Antonio Banderas.

Uma obra emocionante: Paula

Em 1991, já divorciada do marido e morando nos Estados Unidos, Isabel descobriu que a filha Paula estava com uma grave doença neurológica, ficando em coma durante um longo período. A autora começou a escrever um livro de memórias, relatando os fatos que aconteceram durante o agravamento da doença da filha, que acabou falecendo no ano seguinte aos 29 anos.

A obra Paula, primeiro trabalho de não-ficção de Isabel, foi publicada em 1994 e, até hoje, os críticos a consideram a melhor obra da autora.

Trabalhos humanitários e prêmios

Na tentativa de superar o luto e a depressão após a morte da filha, Isabel foi conhecer a Índia a convite de uma amiga. Lá, a autora passou por uma experiência chocante: uma mulher lhe entregou uma menina recém-nascida porque o nascimento de uma menina não era bem visto naquela sociedade. 

Depois disso, com a renda que recebia do livro Paula, a escritora foi responsável por criar a Fundação Isabel Allende, organização que tem como objetivo ajudar mulheres e crianças em situação de risco, garantindo direitos reprodutivos, independência econômica e liberdade.

Em 2010, Isabel recebeu a Medalha Nacional de Literatura do Chile e em 2014 foi condecorada com a Medalha Presidencial da Liberdade.

Atualmente, a autora vive nos Estados Unidos e suas obras seguem nos primeiros lugares da lista de mais vendidos.

Conheça O Vento Sabe Meu Nome

Lançado em 2023, o novo livro de Isabel Allende conta a história de Samuel Adler, um menino de cinco anos de idade que sofre com o desaparecimento do pai durante a Noite dos Cristais em Viena, no ano de 1938. Após sua mãe conseguir uma vaga em um trem para a Inglaterra, o menino embarca sozinho com seu violino em direção às incertezas que a vida lhe trará dali em diante.

Em 2019, no Arizona, Anita Díaz e a mãe embarcam em um trem em El Salvador buscando refúgio nos Estados Unidos. Porém, com a nova política de separação familiar, Anita se vê sozinha aos 7 anos de idade em um acampamento para refugiados. Enquanto isso, a assistente social Selena Durán e o advogado Frank Angileri entram em uma luta incansável para unir Anita e a mãe.

O livro traz uma emocionante história sobre como passado e presente se entrelaçam, falando sobre os sacrifícios feitos pelas famílias e como a migração forçada pode trazer feridas profundas.

Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.

Copa do Mundo de Futebol Feminino: leituras para potencializar nossa torcida

José Roberto de Castro Neves: “A literatura é o abecedário da humanidade”

8 lições de negócios que podemos aprender com Ruth Handler

Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.

Confira e-books e audiobooks na Loja do Skeelo.

Um comentário sobre “Isabel Allende: conheça a autora que fez o mundo se emocionar com suas obras

  1. Adorooooo essa escritora👏👏👏Já li 20 dos 23 livros q ela escreveu.Comecei a ler o último agora…mas creio q não é tão marcante com Violeta e Casa dos Espíritos…Ah..ia esquecendo,tbm Meu País Inventado aí meu ver são os três livros q mais gostei…Mas O Vento Sabe Meu nome…acho q não é tão bom assim…mas vou ler🙏🙏🌸

Deixe uma resposta