Foto do autor Sir Arthur Conan Doyle

165 anos de Sir Arthur Conan Doyle

Há 165 anos atrás, em Edimburgo, nascia Arthur Conan Doyle, um dos nomes mais importantes da literatura policial, responsável por mudar investigações criminais e o primeiro, que se tem notícia, a ter uma base de fãs extremamente engajada.

Formado em medicina, o autor exerceu a profissão até 1891, e seu conhecimento na área influenciou de maneira positiva as obras que escreveu, principalmente em relação ao processo racional que era usado para chegar a diagnósticos. Foi baseado nessa prática científica que escreveu sua primeira história.

Sherlock Holmes

Em 1887, a história Um estudo em vermelho foi publicada pela primeira vez na edição comemorativa da revista Beeton’s Christmas Annual, apresentando de forma tímida Sherlock Holmes, um detetive excêntrico que toca violino e toma morfina para conseguir se concentrar nos casos.

O sucesso foi imediato e a partir de então, Doyle escreveu 60 histórias protagonizadas pelo personagem e seu fiel amigo Dr. Watson, sempre envolvidos em investigações e aventuras um tanto complexas, que muitas vezes escondiam por trás de todo o mistério a sagacidade do arqui-inimigo Dr. Moriarty.

Devido a sua inventividade na ficção, o autor era constantemente consultado para solucionar mistérios da vida real, até que em 1907, ele aceitou trabalhar no caso real de George Edalji.

Investigação criminal

A dedução e a indução são sistemáticas racionais presentes cientificamente em diversas áreas e é justamente esse processo que o personagem Sherlock Holmes se utiliza em suas investigações. Anos mais tarde, isso teve um impacto nos trabalhos de investigação utilizados no mundo real.

Autores de literatura policial, como Edgar Allan Poe, Wilkie Collins e principalmente Arthur Conan Doyle, foram decisivos para o desenvolvimento da ciência forense e comportamental. Em suas obras eles deram valor para a psicologia criminal, pegadas, impressões digitais, cães, caligrafia, além dos já citados processos racionais, para desvendarem os casos.

Esse tipo de atenção aos detalhes, influenciou o trabalho de investigação criminal, inclusive na criação da Unidade de Apoio Investigativo do FBI, na qual John Douglas trabalhou e declarou em seu livro Mindhunter que: “[…] foi a criação imortal de Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes, que trouxe à tona esse tipo de investigação criminal para o mundo todo […] Acho que o maior elogio que se possa fazer a um de nós é nos comparar a esse personagem da ficção.”

Base de fãs de Sherlock Holmes

O personagem é um dos primeiros, de que temos notícia, a angariar uma base de fãs. Isso se deu em 1893, quando Sir Arthur Conan Doyle, publicou na revista Strand o que seria a última história envolvendo Holmes – que não vamos aprofundar para evitar spoilers.

O autor queria explorar outras histórias e personagens, por isso fez com que a jornada terminasse. Porém, isso desagradou profundamente aos fãs e fez com que aproximadamente 20 mil pessoas cancelassem a assinatura da Strand e alguns leitores invadissem a casa do autor.

Além dos fãs, a direção da revista tentou convencer o autor a retornar aos escritos, porém isso só se daria em 1901, com O cão dos Baskerville para acabar em 1905, porém de uma forma aceita pelos admiradores de Holmes.

Além de Sherlock Holmes

O autor adorava escrever sobre mistérios, sejam eles baseados em casos criminais, parecidos com o que vemos no noticiário, quanto sobrenaturais.

Além dos que envolvem Sherlock Holmes, há outros diversos contos e cerca de 18 livros de espiritismo e de ficção especulativa.

Conan Doyle gostava muito do trabalho de Edgar Allan Poe, que além de se inspirar em suas obras para criar Holmes, também bebeu dos trabalhos góticos e de horror.

Além disso, o autor foi muito impactado pelas guerras e por isso se apegou ao espiritismo, assunto que ele abordou com frequência em seus escritos. Doyle serviu na África do Sul, o que conferiu a ele um título de Sir pela coroa britânica.

Para celebrar a vida e a obra desse influente autor, o Skeelo publicou dois títulos de Sherlock Holmes, além de fazer uma curadoria especial de livros que vão além desse personagem marcante. Confira!

Capa do livro Um estudo em vermelho, de Arthur Conan Doyle

Um estudo em vermelho | Skeelo| Ebook disponível no aplicativo Skeelo

Sinopse: Um homem é encontrado sem vida em um quarto de hotel. Sem sinais de violência, a polícia não faz ideia de onde começar a investigar, e decidem solicitar a ajuda de um civil que enxerga muito além do que olhos comuns alcançam.

Sob o ponto de vista de Watson, somos apresentados à maestria investigativa de Sherlock Holmes, que demonstra sagacidade para desvendar dois assassinatos ocorridos em Londres.

É através dos detalhes mínimos que as peças vão sendo unidas para formar o intrincado quebra-cabeça que desvenda o verdadeiro autor dos crimes motivados por vingança.

Capa do livro O cão dos Baskerville, de Arthur Conan Doyle

O cão dos Baskerville: mais uma aventura de Sherlock Holmes | Skeelo | Ebook disponível no aplicativo Skeelo

Sinopse: Neste clássico do suspense, Sherlock Holmes e seu fiel companheiro, dr. Watson, investigam a morte misteriosa de sir Charles Baskerville, cuja família é atormentada pela lenda de uma fera demoníaca. Envolvidos em uma trama de segredos sombrios e reviravoltas sinistras, eles enfrentam desafios perigosos enquanto buscam desvendar o enigma por trás da criatura assassina.

Capa do livro O mundo perdido, de Arthur Conan Doyle

O mundo perdido | Todavia | Ebook disponível para compra na Loja Skeelo

Sinopse: Mistura de especulação científica, viagem no tempo e crônica de peripécias, a obra projeta sua influência sobre livros, filmes e quadrinhos. Liderada pelo professor Challenger, um paleontólogo excêntrico e carismático, uma expedição científica parte de Londres para explorar um território longínquo da Selva Amazônica, congelado desde o tempo em que os dinossauros vagavam sobre a Terra. Aparentemente impossível de penetrar, esse mundo perdido apresenta diversos perigos para os quatro membros do grupo, de homens-macaco selvagens a terríveis criaturas pré-históricas. Obra precursora de todos os livros e filmes sobre os dinossauros, o romance de Arthur Conan Doyle – o criador do célebre detetive Sherlock Holmes – foi lançado em 1912, mas permanece um irresistível clássico para todas as idades.

A terra da bruma | Zahar | Ebook disponível para compra na Loja Skeelo

Sinopse: Nesse livro, o professor e sua paixão pela observação e pelas evidências científicas são desafiados por fenômenos sobrenaturais. Instigado por sua corajosa filha e pelo amigo constante Edward Malone, o cético e irritadiço professor vê-se prestes a ter de aceitar que a morte pode não ser a fronteira final. Seu contato com o espiritismo põe em xeque todas as suas convicções anteriores. A obra traz ainda os dois contos protagonizados pelo professor Challenger: Quando o mundo gritou antecipa temas que viriam a se transformar em rotina, como as possibilidades e os limites de exploração do globo, o caráter mercantil da ciência e a espetacularização dos eventos na mídia. A máquina de desintegração é uma investigação sobre um invento que pode pôr em risco toda a humanidade, e até o planeta, se cair em mãos erradas – o que parece próximo de acontecer. Essa edição comentada traz textos integrais, cuidadosa tradução, apresentação, notas explicativas e cronologia da vida e obra de Conan Doyle.

Histórias de horror e mistério | Escotilha | Ebook disponível para compra na Loja Skeelo

Sinopse: Arthur Conan Doyle é a mente por trás de personagens icônicos da literatura. É sinônimo de histórias de detetive. É dono de seu próprio estilo, impresso no imaginário do leitor. Mas e se, mesmo depois de dois séculos, pudéssemos redescobrir esse grande clássico com outras facetas? “Histórias de horror e mistério” é uma coletânea de 12 contos curtos e de leitura hipnotizante, graças à escrita de Doyle. Nessas histórias, que vão do horror nas alturas a um trem misteriosamente desaparecido, passando por técnicas de tortura com água do século 17 e um gato brasileiro sedento de sangue, o autor mostra que também brilha fora do gênero que o consagrou e que é capaz de ir muito além de Sherlock Holmes, trocando influências com outros grandes nomes, como Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft. Embarque na leitura dessas ecléticas e cativantes peças, há muito tempo escondidas e permeadas pelo desconforto reprimido, que unem o estilo elegante e preciso de Doyle a seu melhor momento criativo.

Confira mais e-books e audiobooks na Loja Skeelo e no App do Skeelo

Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.

Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.


Descubra mais sobre Blog Skeelo

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta