7 livros com protagonistas mulheres 50+

Nós, que amamos os livros, sabemos que, na maioria das obras, o protagonismo é de pessoas jovens entre os 20 e 30 anos. Raramente os personagens centrais têm mais idade e, consequentemente, dilemas diferentes dos clichês já conhecidos.

Pensando nisso, trouxemos aqui uma seleção de livros em que o protagonismo além de ser 50+, é todo feminino! Afinal, todas as mulheres são poderosas e merecem o papel central de suas vidas. Confira!

Encontros no parque, de Hilary Boyd | Record

Sinopse: Em mais de trinta anos de casada, Jeanie sempre foi uma esposa amorosa e mãe dedicada. E agora é avó – com muito orgulho. Ela se considera feliz, apesar de George, o marido, ter passado a dormir em outro quarto há vários anos, sem lhe dar qualquer explicação.

Certo dia, enquanto leva a neta para passear no parque, Jeanie conhece Ray, que está ali também na companhia do neto. Ray parece ser tudo o que George não é: compreensivo, bom ouvinte, alguém com quem ela consegue se abrir e sexy. De repente, Jeanie se sente atraente de novo e, sem querer, apaixona-se perdidamente. Ela sabe muito bem que sua nova paixão ameaça tudo o que construiu ao longo dos anos, mas sente que vai ser difícil abrir mão dela. Será que Jeanie teria a coragem necessária para mergulhar no turbilhão de um novo romance e de uma paixão avassaladora a essa altura da vida?

Vida nas sombras, de Hiromi Goto | Conrad

Sinopse: Kumiko, uma viúva de 76 anos, é colocada em uma causa de repouso por suas filhas, mas esse não é o lugar que quer estar. Ela foge e encontra um pequeno e aconchegante apartamento, mantendo a localização em segredo enquanto se comunica virtualmente com sua filha mais velha. Agora Kumiko se diverte com os pequenos prazeres do dia a dia: decorar o quarto como quer, comer o que der na telha e nadar na piscina comunitária. Porém, algo a seguiu desde sua antiga residência – a sombra da Morte. A divertida vida de Kumiko começa a ruir quando essa sombra se aproxima para recolhê-la. Dona de pensamentos rápidos e grande senso de humor, a viúva, com a ajuda de novos e velhos amigos, está preparada para lutar por sua vida. Mas por quanto tempo uma idosa pode frustrar o destino?

Para sempre Alice, de Lisa Genova | Harper Collins

Sinopse: Howland (Julianne Moore) sempre foi uma mulher de certezas. Professora e pesquisadora bem-sucedida, não havia referência bibliográfica que não guardasse de cor. Ela passou a vida acreditando que poderia estar no controle, mas tudo pode mudar.Perto dos cinquenta anos, Alice começa a esquecer. No início, coisas sem importância, até que ela se perde na volta para casa. Estresse, provavelmente, talvez a menopausa; nada que um médico não dê jeito. Mas não é o que acontece. Ironicamente, a professora com a memória mais afiada de Harvard é diagnosticada com um caso precoce de mal de Alzheimer, uma doença degenerativa incurável.Poucas certezas a aguardam. Ela terá que se reinventar a cada dia, abrir mão do controle, aprender a se deixar cuidar e conviver com uma única certeza: a de que não será mais a mesma.Enquanto tenta aprender a lidar com as dificuldades, Alice começa a enxergar a si própria, o marido (Alec Baldwin), os filhos (Kristen Stewart, Kate Bosworth, Hunter Parrish) e o mundo de forma diferente. Um sorriso, a voz, o toque, a calma que a presença de alguém transmite podem lhe devolver uma lembrança — mesmo que por instantes, ainda que ela não saiba quem é.

O peso do pássaro morto, de Aline Bei | Editora Nós

Sinopse: A vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um livro denso e leve, violento e poético. É assim O peso do pássaro morto, romance de estreia de Aline Bei, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor de que é feita.

Um pressentimento funesto, de Agatha Christie | Globo Livros

Sinopse: Um romance sinistro e engenhoso da rainha do crime. O que uma simples visita a uma velha tia em uma clínica geriátrica poderia ter de perigoso? Se você respondeu “nada” é porque não conhece o casal de detetives Tommy e Tuppence Beresford. Ao visitar Ada, tia de Tommy, eles conhecem uma misteriosa senhora que lhes faz perguntas estranhas e parece viver em um mundo só dela. Quando tia Ada morre subitamente, eles descobrem que a idosa misteriosa foi transferida às pressas para outro lugar por uma parenta distante, mas não sem antes deixar de presente para Ada um caríssimo e enigmático quadro. Um pressentimento funesto é considerado um dos romances mais sinistros e engenhosos da Rainha do Crime e, mais de cinquenta anos após seu lançamento, continua a impressionar leitores de todas as idades.

A obscena senhora D, de Hilda Hilst | Companhia das Letras

Sinopse: Ao embaralhar os gêneros em uma prosa densa e radical, A obscena senhora D é uma novela sobre o luto com fartas doses de dramaturgia, filosofia e poesia. Aos sessenta anos, após a morte do marido, Hillé — a senhora D — percebe que está absolutamente sozinha. Em seu luto, a protagonista decide viver no vão da escada de casa e experimentar o mais profundo isolamento. Num intenso fluxo de consciência, ela se vê às voltas com lembranças do passado ao mesmo tempo que se pergunta sobre o verdadeiro sentido da vida. Lançado originalmente em 1982, A obscena senhora D é uma das obras mais cultuadas e transgressoras de Hilda Hilst. Incluída em Da prosa, a edição conta com posfácio inédito da professora Eliane Robert Moraes.

Escola de contos eróticos para viúvas, de Balli Kaur Jaswal | Essência

Sinopse: Uma história ao mesmo tempo picante e empoderadora, escolhida por Reese Witherspoon para seu clube de leitura Nikki, filha de imigrantes indianos, passou a maior parte de seus vinte e tantos anos distanciando-se da tradicional comunidade sikh em que nasceu, preferindo uma vida mais independente e, em outras palavras, ocidental. No entanto,após a morte repentina de seu pai, sua família acaba ficando com problemas financeiros. Sentindo-se na obrigação de ajudar a mãe e a irmã, Nikki encontra a oportunidade perfeita de um trabalho extra: dar aulas de escrita criativa em um centro comunitário no coração da comunidade punjabi, em Londres. Quando chega lá, percebe que as viúvas sikh que serão suas alunas precisam primeiro aprender inglês para escrever pequenas cartas e ler placas… e não contos literários. Frustrada, Nikki duvida que seja apta a essa tarefa. Porém, ao notar uma das mulheres compartilhando um livro de contos eróticos com a turma, Nikki percebe que, por baixo de suas vestimentas brancas, suas alunas escondem uma enorme riqueza de fantasias e memórias. Logo, Nikki e as viúvas em barcam em uma jornada juntas, contando e escrevendo essas histórias que estavam guardadas dentro delas.

Dica de leitura extra

Conheça Avós da Razão, de Helena Mendes Rotundo Wiechmann, Gilda Zammataro Bandeira de Mello e Sonia Vera Arruda Massara, três mulheres acima dos 80 anos que nutrem uma amizade repleta de sinceridade e humor.

Sinopse: Venha se divertir e ter cada vez mais esperança no amanhã com as criadoras do canal Avós da Razão! O velho está vivo! Helena Wiechmann (94 anos), Sonia Massara (85) e Gilda Bandeira de Mello (81) sabem disso como ninguém. As três alegres companheiras – cuja amizade foi forjada ao longo de muitos anos e entre muitos copos de cerveja – fundaram, em 2018, o canal Avós da Razão, em que compartilham conselhos e opiniões repletos de sinceridade e humor. Não há idade para o amor, a risada, a alegria. Não há idade para fazer planos de vida, para começar um relacionamento, para viajar ou mudar de ideia sobre os temas mais polêmicos: amor e sexo, envelhecimento e preconceito, tabus da idade e juventude (mesmo depois dos 80!) e muito mais.

Conheça essas protagonistas com o Skeelo!

Como comemoração especial do Mês das Mulheres, disponibilizamos uma seleção de livros — incluindo os aqui citados — em promoção. Clique em cima de seus nomes e será encaminhado para a Loja do Skeelo com o desconto especial desse mês!

Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.

Autoras clássicas: mulheres que revolucionaram a literatura!

5 escritoras brasileiras que são verdadeiros ícones da literatura!

A luta em palavras: autoras importantes para a construção do feminismo!

Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.

Deixe uma resposta