O Ano Novo traz muitos rituais populares: pular ondas para abrir caminhos, vestir branco para ter paz, comer lentilhas para obter fartura o ano inteiro, guardar sementes de romã na carteira para atrair prosperidade… Porém, com toda a certeza, a tradição mais clichê do Réveillon é definir metas e resoluções para o próximo ano (e, na maioria das vezes, nunca cumpri-las, não é mesmo?).
Mas essa história de não cumprir as metas está para acabar! Pensando em te ajudar a completar todos os seus projetos, o Blog do Skeelo montou uma lista de 5 resoluções clichês e 5 resoluções diferentes para realizar no seu 2023 – com dicas de livros para cada uma delas, claro!
5 resoluções clichês
Ter mais foco nas finanças e cuidar do dinheiro com mais responsabilidade
Essa é uma das resoluções mais comuns e mais importantes! Nos últimos anos, muitas pessoas começaram a procurar mais informações sobre como administrar o próprio dinheiro, fazendo surgir um interesse muito grande por saber como o mercado financeiro funciona.
- Indicação de livro: Me poupe!, de Nathalia Arcuri.
Conhecida por ser a criadora do canal Me Poupe! no Youtube, a autora te ensinará como lidar com o seu próprio dinheiro, trazendo exemplos práticos, situações reais e exercícios. Além disso, você também poderá aprender como fazer uma renda extra e entender como se preparar financeiramente em casos de crises econômicas.
Fazer exercícios físicos
Após dois anos de isolamento social, o sedentarismo virou a realidade de muitos, o que pode ser algo extremamente prejudicial à saúde, não só física como mental. Se acrescentar exercícios físicos na sua rotina for uma meta para 2023, é bom estar preparado e informado!
- Indicação de livro: Atividade física no cotidiano, de Camila Hirsch e Renata Veneri.
Neste livro, as autoras irão te ajudar a criar uma rotina de exercícios para se movimentar cada vez mais. E não estamos falando sobre aquelas diárias exaustivas de academia. O assunto aqui é apenas mexer o corpo e estabelecer um tempo para cada treino, seja em parques, praças, trilha, lagoa ou praia.
Ter mais organização
A gente sabe que cada pessoa tem um jeito de lidar com a organização: alguns não conseguem fazer nada enquanto a casa não estiver brilhando, outros sabem lidar e se encontrar na própria “bagunça organizada”.
- Indicação de livro: A mágica da arrumação, de Marie Kondo.
É impossível falar sobre organização sem falar de Marie Kondo, a grande responsável por desenvolver um método totalmente diferente de arrumar a casa. Baseando-se na técnica do descarte, a autora japonesa te ensina a organizar a casa de acordo com aquilo que mais te traz alegria.
O método já transformou não só a casa, mas a vida de muitas pessoas, porque carrega consigo uma lição muito importante: estar rodeado apenas daquilo que você ama.
Comer de forma saudável
A alimentação também é uma meta muito recorrente nas listas de resoluções de ano novo, mas ela pode ser uma cilada. Adquirir hábitos alimentares saudáveis não significa mergulhar de cabeça em dietas muito restritivas.
- Indicação de livro: F*da-se a dieta, de Caroline Dooner.
Neste livro, a autora procura trazer informações científicas e criar um guia inspirador para largar de vez as dietas e simplesmente comer bem, sem procurar atingir um padrão inalcançável imposto pela sociedade. “Um caminho simples para curar sua relação física, emocional e mental com os alimentos, viver uma vida saudável e aceitar o seu corpo como ele é.”
Priorizar a carreira
Claro que a vida profissional não pode ficar de fora nas metas de ano novo. É muito importante pensar sobre sua carreira e quais planos você tem para o seu futuro no mercado de trabalho.
- Indicação de livro: Seja egoísta com sua carreira, de Luciano Santos.
Luciano propõe um tipo de pensamento que pode ser considerado assustador à primeira vista: se colocar em primeiro lugar. Essa atitude aparenta ser complicada quando se trata do mundo corporativo, mas o autor mostra como é fácil perceber que, na verdade, ser egoísta com sua carreira se trata de assumir o controle da sua vida profissional para obter resultados e perspectivas surpreendentes.
5 resoluções fora da caixa
Dar mais atenção para a saúde mental
Claro que é importante cuidar da saúde física, mas tem sido cada vez mais importante falar sobre dar atenção para a saúde mental e emocional. Em um mundo tão corrido, é mais do que primordial fazer uma pausa e refletir sobre como você se sente diante de tudo isso. Temos aquela constante sensação de que o tempo passa muito rápido e não vamos dar conta de tudo.
- Indicação de livro: Dá um tempo!, de Izabella Camargo.
Neste livro, a jornalista Izabella Camargo fala sobre como ditar o ritmo da própria agenda, em busca de uma vida saudável e, acima de tudo, aproveitar um tempo de qualidade em meio ao caos.
Ouvir um audiobook
A meta de leitura não poderia ficar de fora! Com o dia a dia corrido, muitas pessoas acham difícil parar tudo o que estão fazendo (ou arranjar algum tempo livre) para sentar e ler um livro. Mas e se você tentasse outro tipo de leitura, como ouvir um audiobook?
- Indicação de audiobook: Adulta sim, madura nem sempre, de Camila Fremder.
Nem sempre estamos preparados para nos dar conta de que somos adultos e agora temos outras responsabilidades. O audiobook Adulta sim, madura nem sempre, narrado pela própria autora Camila Fremder, conta de forma bem humorada como é essa transição e como devemos aceitá-la de forma leve.
Viajar para um lugar inusitado
Viajar sempre exige um grande planejamento e, se essa é uma meta para 2023, você já sabe o que vem por aí: listas. Seja de compra de passagens, hotéis, alimentação, turismo e por aí vai. Mas, é claro, o primeiro passo é decidir para onde ir.
- Indicação de livro: Qualquer lugar menos agora, de J. P. Cuenca.
O livro de J. P. Cuenca é capaz de transportar o leitor para os lugares mais inesperados: de uma manifestação de rua em Paris a um mosteiro budista em Hong Kong. As crônicas do autor prometem observações muito delicadas e cheias de revelações.
Aprender novos tipos de culinária
Se você está aprendendo a cozinhar ou quer aperfeiçoar suas técnicas, nada melhor do que aprender receitas diferentes. Seja por diversão ou por profissionalismo, não importa, conhecimento e curiosidade nunca são demais!
- Indicação de livro: Todas as sextas, de Paola Carosella.
A chef compartilha mais de noventa receitas responsáveis pelo sucesso de seu restaurante. Além disso, a Paola conta relatos de sua experiência e de sua vida de maneira natural e espontânea.
Aprender uma nova linguagem: que tal PROGRAMAÇÃO?
É sempre muito importante aprender coisas novas. Se uma das suas metas é fazer algo bem diferente, aprender programação é algo bem inovador.
- Indicação de livro: Lógica de programação, de Paulo Silveira e Adriano Almeida.
Com uma linguagem simples e prática, esse livro te ajudará a aprender os conceitos de HTML, usando apenas um navegador e editor de textos. É um ótimo primeiro passo para entrar no mundo da programação.