7 indicações de livros que aparecem em Friends!

Em 30 de julho é celebrado o Dia Internacional da Amizade. A data foi escolhida pelo médico paraguaio Ramón Artemio Bracho com o propósito de propagar a paz ao reunir os amigos para realizar atividades socioculturais e oferecer ajuda a quem precisasse, fortalecendo os laços.

E não há ninguém melhor para falar de amizade do que a série Friends! Estrelada por Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer, a sitcom é um marco na história da cultura pop. A série sempre trazia alguma referência a elementos culturais, como filmes, desenhos, datas comemorativas e, claro, livros!

O Blog do Skeelo trouxe 7 livros que foram citados e indicados em alguns episódios de Friends, confira a seguir.

O Iluminado, de Stephen King | Suma

(Indicação de Joey, no episódio 13 da 3ª temporada)

Neste episódio, Rachel e Joey entram em uma discussão sobre seus livros favoritos e então se desafiam: um tem que ler a obra favorita do outro. Mas ambos acabam caindo no temido mundo dos spoilers, o que rende uma disputa ainda mais acirrada.

Um dos maiores clássicos de Stephen King, O Iluminado conta a história de Jack Torrance, um zelador recém-contratado. Isolado no ambiente com a esposa e o filho, o que ele mais quer é recomeçar sua vida e se dedicar à escrita. Porém, forças ocultas que habitam aquele lugar tentam controlar o menino Danny Torrance. Sem sucesso nesta missão, os espíritos se aproveitam dos acessos de fúria, da frustração e das fraquezas do pai.

Mulherzinhas, de Louisa May Alcott | Planeta

(Indicação de Rachel, no episódio 13 da 3ª temporada)

Disposta a vencer Joey no desafio e totalmente envolvida na leitura de O Iluminado, Rachel o convence a ler seu livro favorito, Mulherzinhas, de Louisa May Alcott.

Neste clássico da literatura norte-americana, o leitor irá acompanhar a jornada das irmãs March durante a Guerra Civil. Meg, Jo, Beth e Amy precisam lidar com suas angústias, alegrias, tristezas e frustrações. O livro foi o primeiro a retratar meninas que se tornam mulheres corajosas e com opiniões próprias. Ao mesmo tempo em que traz temas como igualdade de gênero e liberdade de pensamento, fala sobre um ambiente familiar saudável com muita sensibilidade.

O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien | HarperCollins

(Indicação de Ross, no episódio 09 da 4ª temporada)

O episódio começa com Chandler e Ross muito felizes com a vinda de um amigo que eles apelidaram de Gandalf, por sempre ser o responsável pelas experiências épicas vividas entre os três. Porém, Joey não entende a referência do apelido, deixando Ross inconformado ao saber que o amigo nunca leu O Senhor dos Anéis.

O grande clássico da fantasia começa no Condado, uma pacata região do oeste da Terra-média, onde vivem os hobbits. Bilbo Bolseiro, o mais aventureiro deles, resolve ir embora e deixa sua herança mais preciosa nas mãos de Frodo: um anel mágico que o torna invisível. Porém, o grande mago Gandalf revela que o objeto carrega consigo é chamado de Um Anel e é a raiz do poder de Sauron, o Senhor Sombrio que quer escravizar todos os povos da Terra-média. A única maneira de destruí-lo é na montanha onde foi forjado. Então Frodo e seus companheiros Sam, Merry e Pippin partem em uma perigosa jornada para salvar a Terra-média.

O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë

(Indicação de Phoebe Buffay, no episódio 9 da 5ª temporada)

O episódio mostra Phoebe muito focada no curso de literatura e ela tem apenas um objetivo: ler todos os livros indicados pelo professor em busca de todo o conhecimento possível. Ao convidar Rachel para as aulas, ela se frustra ao ver que a amiga não está levando o curso tão a sério. Para ajudá-la, Phoebe faz comentários gerais sobre O morro dos ventos uivantes, já que Rachel diz que não leu o livro quando deveria. Porém, ela acaba usando as respostas de Phoebe para impressionar o professor, deixando Phoebe muito brava.

O livro apresenta a história de Catherine Earnshaw e o irmão adotivo Heathcliff. Por sempre ter sido humilhado e rejeitado, Heathcliff é um ser humano rude e que carrega um ódio imenso em seu coração. A única pessoa que sabe lidar com ele é a irmã, com quem ele desenvolve uma relação profunda. Porém, tudo muda quando Catherine decide se casar.

Jane Eyre, de Charlotte Brontë | Clássicos Zahar

(Indicação de Phoebe Buffay, no episódio 9 da 5ª temporada)

Chateada com Rachel roubando todo o seu protagonismo no curso de literatura sem se esforçar para isso, Phoebe decide inovar na versão de Jane Eyre, afinal uma modernidade com robôs na literatura clássica não podem fazer mal à ninguém!

Jane Eyre é uma obra à frente de seu tempo: o livro apresenta uma personagem forte que busca por respeito e autonomia financeira, algo pouco comum para os padrões que eram mostrados na época. Com críticas sociais e morais, o livro traz questionamentos sobre classe, religião, gênero e sexualidade.

O sol é para todos, de Harper Lee | José Olympio

(Indicação de Monica Geller, no episódio 17 da 5ª temporada)

Monica Geller é a pessoa mais competitiva do grupo, alguns dirão até que essa vontade de sempre vencer é a maior já vista na humanidade. Quando ela se dá conta de que Phoebe está passando pela fase inicial do namoro, surge uma disputa para mostrar que ela também consegue sentir esse mesmo amor. No início da competição, Monica está lendo O Sol é para todos.

O livro se passa nos Estados Unidos da década de 30 e apresenta a história de um advogado branco contratado para defender um homem negro que é acusado de estuprar uma mulher branca. Contudo, a narração do livro é feita pelo ponto de vista da menina Scout, filha do advogado. O livro traz um retrato muito sensível e atemporal sobre racismo e injustiça.

Canja de galinha para a alma, de Jack Canfield, Mark Victor Hansen e Amy Newmark | HarperCollins

(Indicação de Chandler Bing, no episódio 14 da 6ª temporada)

Neste episódio, a turma está assistindo o filme E.T. e, enquanto Monica e Phoebe desabam de tanto chorar, Chandler permanece sem reação. Isso gera um choque no grupo e todos tentam tirar lágrimas de Chandler de alguma forma, porém nenhum deles consegue fazê-lo chorar. Percebendo isso, Chandler começa a ler Canja de Galinha para a Alma sem que os amigos saibam.

Em Canja de Galinha para a Alma, o leitor irá encontrar diversas histórias capazes de inspirar, emocionar, refletir e transformar vidas. O livro traz contos poderosos que demonstram o que há de melhor no espírito humano.

Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.

Copa do Mundo de Futebol Feminino: leituras para potencializar nossa torcida

Um livro para a Barbie de cada signo

8 lições de negócios que podemos aprender com Ruth Handler

Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.

Confira e-books e audiobooks na Loja do Skeelo.

Deixe uma resposta