Mudanças climáticas: confira 7 livros que abordam esse tema

A cada ano, a preocupação com as mudanças climáticas aumenta. Infelizmente, a maior causa dos impactos negativos no clima é a ação humana. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento colaboram para o aquecimento global que, por sua vez, impacta na biodiversidade, no derretimento de geleiras, na agricultura e até mesmo na variação constante de temperatura que temos sentido nos últimos tempos. Ou seja, toda a sociedade é impactada pela falta de cuidado com o meio ambiente. 

Sendo assim, todas as pessoas devem se informar e conversar sobre esse tema. Pensando nisso, o Skeelo separou 8 livros sobre mudança climática para você se inteirar neste assunto. Confira! 

A caçadora de árvores, de Marie Pavlenko | Companhia Editora Nacional

Sinopse: A pequena Samaa vive em um mundo que poderá ser o nosso em alguns anos: a vida na face da Terra desapareceu quase que totalmente e a areia devorou tudo. As pessoas, agora nômades, caçam as últimas árvores e vendem a madeira para sobreviver. Samaa também gostaria de caçar árvores, mas é impedida por este ser um trabalho considerado masculino. Um dia, porém, ela decide desobedecer às ordens dos mais velhos e secretamente seguir os caçadores até o deserto, onde descobre que longe de casa tudo é diferente. Ao se perder dos homens, a menina vai de encontro àquilo que pode mudar o destino de sua tribo para sempre. Tendo como cenário um tempo futuro, em que observamos o declínio do planeta devido as consequências do aquecimento global e do uso desenfreado dos recursos da Terra, A caçadora de árvores traz lições sobre a importância da vida e a preservação do meio ambiente, tudo isso envolto em uma narrativa bela e contemplativa.

2084, de James Lawrence Powell | Editora Sextante

Sinopse: O ano é 2084, e os efeitos do aquecimento global estão em toda parte. Nenhum país foi poupado. Os cenários mais pessimistas projetados pela ciência revelaram-se modestos perto da realidade. Nova York está parcialmente submersa. A floresta amazônica se transformou em um leito de cinzas. A rica cidade portuária holandesa de Roterdã, foi engolida pelo mar. Na Austrália, tenistas infartam em plena quadra, fulminados pelo calor. Nada disso aconteceu. Ainda. Mas pode acontecer, como alerta o geólogo James Lawrence Powell nesta obra de ficção que se ampara no conhecimento científico de hoje para prever um amanhã terrível – se nada for feito. Ao simular entrevistas com políticos, cientistas e cidadãos de vários países que perderam tudo em eventos climáticos extremos e seus desdobramentos, Powell lança um alerta poderoso. Avançando 100 anos em relação ao cenário distópico imaginado por George Orwell em 1984, este livro é uma exploração original, baseada em evidências, do planeta em que nossos filhos e netos viverão.

Anna e o planeta, de Jostein Gaarder | Editora Seguinte

Sinopse: Novo romance juvenil do autor de O mundo de Sofia. Pouco antes de completar dezesseis anos, Anna começa a receber mensagens em seus sonhos. Preocupados, os pais resolvem levá-la a um psiquiatra, mas o médico não acha que existe algo errado com ela. Na verdade, o excêntrico dr. Benjamin acredita que parte do que ela vê nos sonhos é real, como o agravo do aquecimento global e a consequente extinção de vários animais. Ele está certo, pois Anna está observando o mundo através dos olhos de Nova, sua bisneta que vive em 2082 e está prestes a fazer dezesseis anos. O mundo está desolado e Nova se sente cada dia mais revoltada com as gerações anteriores. Quanto mais Anna enxerga o futuro em seus sonhos, mais ela percebe que deve agir no presente. Mas será que ela vai conseguir agir rápido o suficiente para evitar que suas visões se tornem reais?

Última chamada: A missão de salvar o planeta, de Alan Gratz | Galera Junior

Sinopse: Do autor best-seller de Refugiados, Alan Gratz retorna com mais uma ficção eletrizante não muito distante da realidade — e desta vez a ameaça põe em risco toda a humanidade. Quando um incêndio florestal de grandes proporções castiga a Flórida, um furacão avassalador devasta Miami e ursos-polares começam a caçar em território humano no ártico canadense, quatro jovens terão precisam lutar por suas vidas em meio às consequências do aquecimento global. Diretamente atacados pela fúria da natureza — ou seria mais apropriado dizer “contra-atacados? —, Akira, Natalie, Owen e George, de apenas treze anos, veem a luta pela sobrevivência andar de mãos dadas com a reflexão sobre as ações humanas e as mudanças climáticas, bem como os impactos desse desequilíbrio. O aquecimento global é cada vez mais inegável, e os efeitos das mudanças climáticas já estão entre nós. O debate é necessário e urgente, e os mais jovens são essenciais para o futuro da humanidade e da condição de vida como a conhecemos. Apesar de as devastações serem distintas e em áreas diferentes, há apenas um planeta e uma única missão: deter as mudanças climáticas antes que seja tarde demais! Assim como Refugiados abordou a crise imigratória para jovens leitores, Última chamada alerta sobre uma ameaça cada vez mais urgente — as mudanças climáticas — e conduz os leitores por uma aventura ininterrupta que os fará devorar o livro e planejar suas próprias ações para mudar o mundo.

A decisão de que o mundo precisa, de Celso Grecco | Editora Gente

Sinopse: A decisão de que o mundo precisa traz uma visão sobre os problemas socioambientais que afligem nossa sociedade apontando, no desenvolvimento de um sentimento de coletividade e cidadania, caminhos para que as coisas não fiquem piores. Celso Grecco recorre às leis da Biologia para explicar que nossa sociedade também é um organismo vivo. Ao abordar temas como a Epidemia da Solidão, fenômeno que tem sido observado por diversas instituições mundialmente e o relatório do World Economic Forum divulgado em 2019, ele aponta o quanto estamos falhando nas respostas coletivas para os problemas mundiais. Argumenta também que não é preciso ser super-herói ou milionário para se engajar em uma ONG ou patrocinar uma causa, além de falar sobre a Inteligência Espiritual, que não se trata de religião, mas que considera mais necessária do que a Inteligência Emocional para estes tempos. Por meio de exemplos e casos concretos, o autor nos apresenta 7 maneiras de engajamento possíveis a qualquer um, independentemente de condição social ou financeira. Explica também o conceito de lucro social, para encorajar um investimento diferente, cujo retorno será a construção do futuro com o qual sonhamos. 

Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak | Companhia das Letras

Sinopse: Uma parábola sobre os tempos atuais, por um de nossos maiores pensadores indígenas. Ailton Krenak nasceu na região do vale do rio Doce, um lugar cuja ecologia se encontra profundamente afetada pela atividade de extração mineira. Neste livro, o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”. Essa premissa estaria na origem do desastre socioambiental de nossa era, o chamado Antropoceno. Daí que a resistência indígena se dê pela não aceitação da ideia de que somos todos iguais. Somente o reconhecimento da diversidade e a recusa da ideia do humano como superior aos demais seres podem ressignificar nossas existências e refrear nossa marcha insensata em direção ao abismo. Desde seu inesquecível discurso na Assembleia Constituinte, em 1987, quando pintou o rosto com a tinta preta do jenipapo para protestar contra o retrocesso na luta pelos direitos indígenas, Krenak se destaca como um dos mais originais e importantes pensadores brasileiros. Ouvi-lo é mais urgente do que nunca. Esta nova edição de Ideias para adiar o fim do mundo, resultado de duas conferências e uma entrevista realizadas em Portugal entre 2017 e 2019, conta com posfácio inédito de Eduardo Viveiros de Castro.

Confira outros livros do autor que também abordam o tema: Futuro ancestral, A vida não é útil e O amanhã não está à venda

Nossa casa está em chamas: Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença, de Malena Ernman, Svante Thunberg, Greta Thunberg, Beata Ernman | Best Seller

Sinopse: Como a luta de uma jovem sueca contra a crise climática alcançou repercussão mundial. Quando a jovem Greta Thunberg percebeu que a mídia e os políticos não falavam ou faziam nada a respeito da crise climática global ela soube que precisava fazer alguma coisa. A garota então resolveu fazer uma greve escolar toda sexta-feira, sentada em frente ao parlamento sueco, exigindo do governo uma posição sobre medidas que reduzissem a emissão de gás carbônico. Sua atitude inspirou milhares de crianças e adolescentes em todo o mundo e culminou no movimento Fridays for Future, em greves estudantis mundiais pela crise climática e na indicação de Greta ao Nobel da Paz. Em Nossa casa está em chamas, Malena Ernman, mãe de Greta e famosa cantora de ópera sueca, narra, com a ajuda da família, os acontecimentos que levaram ao ativismo de Greta. Malena conta como a vida cotidiana da família foi abalada quando, aos 8 anos, Greta simplesmente passou a se recusar a comer, e sobre a dificuldade de adaptar e tratar a filha, mais tarde diagnosticada com Síndrome de Asperger e outros transtornos neuroatípicos. Quando a filha mais nova, Beata, também recebeu o diagnóstico, foi necessário que a família aceitasse que a vida como conheciam acabara para finalmente encontrar a ajuda adequada.Com o olhar de quem gerenciou uma crise até a exaustão, Malena e seu marido, Svante Thunberg, escrevem também sobre a crise climática e sobre como o ativismo foi fundamental para que Greta encontrasse um ponto de equilíbrio. Acompanhando os passos e as descobertas da filha eles nos alertam sobre como nosso estilo de vida atual ameaça a sobrevivência futura da humanidade e o que precisamos entender – e fazer – para que uma vida sustentável seja possível. Nossa casa está em chamas é uma história real comovente, narrada por meio de cenas impactantes e sensíveis. O livro também reúne os discursos poderosos e impactantes que Greta Thunberg fez ao redor do mundo.

Conheça mais e-books e audiobooks no site do Skeelo.

Curtiu o conteúdo? Leia também outros artigos do Blog do Skeelo.

Folclore brasileiro: conheça livros que exaltam a tradição das nossas lendas

Mulheres brasileiras históricas: vidas para exaltar e se inspirar!

Bienal do Rio: o que os autores queridinhos dos Skeelovers estão lendo?

Acompanhe nossas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e YouTube.

Um comentário sobre “Mudanças climáticas: confira 7 livros que abordam esse tema

Deixe uma resposta